Notícias

Banca de DEFESA: FABIO ALVES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO ALVES SILVA
DATA: 20/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 01- PPGO-UFPA
TÍTULO:

Efeito do glutaraldeído na hipersensibilidade dentinária após terapia periodontal não cirúrgica: um estudo clínico randomizado, triplo-cego


PALAVRAS-CHAVES:

Raspagem Dentária ∙ Dessensibilizantes Dentinários ∙ Sensibilidade Dentinária ∙ Ensaio Clínico Randomizado.

Dental Scaling ∙ Dentin Desensitizers ∙ Dentin Sensitivity ∙ Randomized Clinical Trial.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo: Avaliar o efeito do glutaraldeído a 5% (Gluma 5%) associado ou não ao condicionamento com ácido fosfórico à 37% na redução da hipersensibilidade dentinária (HD) após tratamento periodontal não cirúrgico. Adicionalmente, investigar o impacto destes tratamentos na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS).

Materiais e métodos: Treze voluntários com noventa dentes hipersensíveis foram randomizados em três grupos (n=30): GP – aplicação de um gel placebo mimetizando o ácido fosfórico a 37% por 15 segundos, seguido de lavagem abundante + aplicação de água destilada simulando a solução Gluma 5%; GPG – aplicação de um gel placebo mimetizando o ácido fosfórico a 37% semelhante ao GP seguido da aplicação do Gluma 5%; GAG – aplicação de ácido fosfórico a 37% por 15 segundos, seguido de lavagem abundante +  aplicação do Gluma 5%.  Uma escala visual analógica (EVA) e uma escala Schiff foram utilizadas para aferir a HD após estímulo tátil e evaporativo. As avaliações de HD foram realizadas em quatro tempos: Após raspagem e alisamento radicular (RAR), Após tratamento dessensibilizante, 15 dias após RAR e 30 dias após RAR. Para avaliação da QVRS foi aplicado um questionário de experiência de HD aos voluntários. A análise estatística dos dados de HD foi realizada mediante os testes Friedman vs. Kruskal-Wallis seguido de pós-teste Dunn. Os dados de DHEQ foram analisados mediante os testes de Wilcoxon e Mann-Whitney. O impacto da efetividade do tratamento da DH na melhora da QVRS foi avaliado por regressão logística simples. Foi predefinido um nível alfa de 0.05.

Resultados: os grupos GPG e GAG mostraram HD significativamente menor quando comparados ao GP (p≤0.05), tanto para estimulação tátil quanto evaporativa. Além disto, não houve diferença estatisticamente significativa entre GPG e GAG (p>0.05) independente da escala de dor aplicada. Após um mês de acompanhamento, os grupos GPG e GAG apresentaram valores mais baixos de DHEQ, ou seja, aumento na QVRS quando comparado ao grupo GP [Z = 2.983 (p = 0,002); Z = 2,982 (p = 0,008), respectivamente].

Conclusão: O Gluma 5% mostrou eficácia na prevenção de HD até 15 dias após RAR não cirúrgica independente do condicionamento prévio com ácido fosfórico ou não. 30 dias após o procedimento periodontal não houve manifestação significativa de HD sob nenhum dos estímulos sensitivos aplicados. O tratamento dessensibilizante com Gluma 5% manifestou impacto positivo na qualidade de vida dos indivíduos avaliados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2125200 - ARMANDO RODRIGUES LOPES PEREIRA NETO
Presidente - 327584 - CECY MARTINS SILVA
Externo ao Programa - 2323791 - ELIZA BURLAMAQUI KLAUTAU
Notícia cadastrada em: 17/01/2020 09:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1