Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MELANY CLARISSA GÁMEZ MEDINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELANY CLARISSA GÁMEZ MEDINA
DATA: 13/11/2019
HORA: 15:30
LOCAL: Faculdade de Odontologia
TÍTULO:

O EFEITO DO DESGASTE INTERPROXIMAL DO CANINO DECÍDUO NO GRAU DE RIZÓLISE EM CRIANÇAS COM APINHAMENTO: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Reabsorção radicular, apinhamento, dentes decíduos.


PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A reabsorção radicular é um evento fisiológico dos dentes decíduos, influenciada por diversos fatores, como: desnutrição (falta de cálcio e vitamina D), traumatismos, lesão endodôntica e trauma oclusal. Durante a realização do tratamento ortodôntico, a redução interproximal do esmalte dental pode ser realizada com  o objetivo de  diminuir o apinhamento dentário. No entanto, este procedimento pode gerar sensibilidade, alterações térmicas dos dentes, e/ou inflamação pulpar. Objetivo: avaliar o efeito do desgaste interproximal no grau de rizólise do canino decíduo em crianças com apinhamento primário. Metodologia: trata-se de um estudo clínico randomizado com dois braços paralelos, sendo o grupo experimental composto por pacientes que serão submetidos a desgaste interproximal nos caninos decíduos e o grupo controle  por pacientes que serão tratados com mantenedores de espaço do tipo Arco Lingual de Nance ou Botão de Nance. Serão incluídos pacientes em estágio de dentição mista, no primeiro período transitório ou intertransitório, crianças entre 7 e 9 anos de idade, de ambos os sexos, com apinhamento de 3 a 8 mm. A intervenção consiste na realização do desgaste interproximal  na região mesial de caninos decíduos. A avaliação será realizada por meio de radiografias periapicais dos caninos decíduos. Os dados serão coletados na consulta inicial antes da realização do procedimento de desgaste interproximal (T0) e após 1 ano de tratamento (Ty). O grau de rizólise do canino decíduo será avaliado através da classificação dos estágios de reabsorção de molares e caninos decíduos introduzido por Moorrees et al. A análise de regressão de Poisson em modelo multinível poderá ser utilizada para ajustar fatores de confundimento, como a idade e sexo do paciente. Será utilizado o nível de significância de 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Externo à Instituição - CARLOS FLORES-MIR
Interno - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Notícia cadastrada em: 12/11/2019 12:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2