Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIRLANE RIBEIRO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIRLANE RIBEIRO DE ANDRADE
DATA: 28/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula 1 PPGO
TÍTULO:

ESTUDO IN VITRO DOS EFEITOS DO ÓLEO DE ANDIROBA (CARAPA GUIANESIS AULB) SOBRE A EXPRESSÃO DAS PROTEÍNA NF,COX-2 E CD-1 EM CÉLULAS DO CARCINOMA EPIDEMOIDE (CAL-27E)


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinoma Epidermoide, Andiroba, Antineoplásicos


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O câncer da cavidade oral é o quinto que mais acomete os brasileiros, segundo dados do INCA. O Carcinoma Epidermoide é o câncer que tem uma elevada prevalência. Nesse contexto, faz se necessário o conhecimento da fisiopatologia da doença para que novos fármacos possam ser desenvolvidos com menores reações adversas para os pacientes. De fato, compostos derivados de plantas têm desempenhado um papel importante no tratamento de cânceres, e alguns dos mais promissores e eficazes drogas surgiram de fontes vegetais como taxol®, camptotecina, combrestatina, vinblastina e vincristin. Dentre eles, a Andiroba (Carapa guianensis), membro da família Meliaceae, usado há séculos por povos indígenas e ribeirinhos da região Amazônica, com várias propriedades medicinais. Dessa forma, este estudo irá avaliar o uso do óleo de andiroba em células de carcinoma Epidermóide CAL-27, e a possível redução dos níveis das proteínas Nf-Kb, Cox-2 e Cd -1, por meio da análise das curvas de Invasão, migração, proliferação, western blot e imunofluorescência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Presidente - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 21/03/2019 10:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2