Notícias

Banca de DEFESA: SAMIA CORDOVIL DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMIA CORDOVIL DE ALMEIDA
DATA: 01/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula 01- PPGO-UFPA
TÍTULO:

EXPRESSÃO IN VITRO DAS PROTEÍNAS TKs4, TKs5, MT1-MMP E CORTACTINA: FORMAÇÃO DE INVADOPÓDIOS E O PROCESSO DE INVASÃO NO AMELOBLASTOMA.


PALAVRAS-CHAVES:

ameloblastoma; invadopodio; TKs4; TKs5; MT1-MMP; cortactina 

ameloblastoma; invadopodia; TKs4; TKs5; MT1-MMP; cortactin


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O Ameloblastoma (AME) é um tumor odontogênico benigno de origem epitelial que apresenta crescimento lento, invasividadelocal e altas taxas de recorrência. Estudos recentes mostram os mecanismos associados com a invasividade celular para caracterizar as microrregiões tumorais desta neoplasia, revelando que proteólises localizadas são mediadas por invadopódios, que são protrusões celulares em nível de membrana que possuem atividade proteolítica pericelular. O objetivo deste trabalho é verificar a expressão de proteínas relacionadas aos invadopódios e sua participação no processo de invasão. Os resultados revelaram o silenciamento dos genes TKs4  e TKs5, quando da utilização da reação em cadeia de polimerase (PCR). No ensaio de invasão celular, observou-se que as células não silenciadas apresentaram maior invasão quando comparadas às silenciadas (p<0,05%). Adicionalmente, o ensaio de formação de invadopódio revelou que as células não silenciadas apresentaram maiores áreas de degradação em comparação com as silenciadas para TKs4 e TKs5 (p<0,001%). Esses achados demonstram que essas proteínas estão diretamente relacionadas à invasividade local do ameloblastoma.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIS RIBEIRO RIBEIRO
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 6311001 - PAULO PIMENTEL DE ASSUMPCAO
Notícia cadastrada em: 27/02/2019 13:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1