Banca de DEFESA: MARIZA BRASIL DE CARVALHO

DISCENTE: MARIZA BRASIL DE CARVALHO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala de video conferencia do CTIC-UFPA
INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA CAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS SERVIDORES DE UM INSTITUTO DE PESQUISA NA AMAZÔNIA

Palavras-chave: Saúde bucal, Epidemiologia, Saúde do trabalhador.
Keywords: Oral health, Epidemiology, Occupational health.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
Objetivo: analisar a influência das condições de saúde bucal na capacidade para o trabalho, com a finalidade de contribuir com a manutenção da capacidade laboral e da qualidade de vida dos trabalhadores. Métodos: Realizamos um estudo transversal com 359 funcionários de uma instituição de pesquisa no estado do Pará, Brasil. Os itens analisados foram: capacidade para o trabalho, avaliado pelo Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT); saúde bucal, avaliada a partir de perguntas sobreautopercepção de saúde oral, morbidade bucal autorreferida, uso de serviços odontológicos, falta ao trabalho por motivo odontológico, comparecimento ao serviço com dor de dente e os dentes atrapalham o trabalho devido dor, estética ou má oclusão. Também foram obtidas informações sociodemográfcas e funcionais dos funcionários. Resultados: a prevalência da capacidade de trabalho inadequada foi de 14,2%, e apresentou associação significativa com as variáveis sexo (p=0,000), escolaridade (p=0,000), cargo dividido por funções (p=0,002), cargo por tipo de trabalhador (p=0,000), falta ao trabalho por motivo dentário nos últimos 6 meses (p=0,000), quantitativo de faltas ao trabalho por motivo dentário nos últimos 6 meses (p=0,000) e relato de dentes atrapalhando o trabalho (p=0,003). A análise multivariada demonstrou que a escolaridade (p=0,011) e a falta ao trabalho por motivo dentário (p=0,002) predizem significativamente a capacidade inadequada para o trabalho. Trabalhadores com escolaridade em nível superior ou pós-graduados apresentaram razão de prevalência de capacidade para o trabalho inadequada de 3,63 (intervalo de confiança de 95%: 1,35 a 9,78) em relação aos trabalhadores com ensino fundamental e médio. Funcionários que faltaram ao trabalho devido problemas dentários nos 6 meses anteriores à pesquisa, apresentaram razão de prevalência de 2,79 (intervalo de confiança de 95%:1,47 a 5,32) em referência aos participantes que não faltaram ao trabalho por motivo dentário. Conclusão: Os trabalhadores com melhor escolaridade, principalmente os pesquisadores, e aqueles que faltaram ao trabalho por motivo odontológico, apresentaram maior prevalência de capacidade inadequada para o trabalho. É fundamental conscientizar esses trabalhadores da importância da manutenção e preservação de suas condições orais, a fim de melhorar a saúde, evitar o absenteísmo e aumentar a qualidade de vida desses indivíduos.

Interno - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Presidente - 2449316 - HELDER HENRIQUE COSTA PINHEIRO
Externo à Instituição - PAULO FRAZÃO
Notícia cadastrada em: 14/02/2019 11:21