Notícias

Banca de DEFESA: MARIANGELA IVETTE GUANIPA ORTIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANGELA IVETTE GUANIPA ORTIZ
DATA: 11/02/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula 01- PPGO-UFPA
TÍTULO:

Efeito do CPP-ACPF e da fotobiomodulação na hipersensibilidade dentinária: estudo clínico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. 


PALAVRAS-CHAVES:

Sensibilidade da dentina; Dessensibilizantes dentinários; Fototerapia terapia a laser; Placebos; Ensaio clínico controlado aleatório; Método Duplo-Cego Hipersensibilidade dentinária; Fosfopeptídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo fluoretado; Fotobiomodulação.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivos: Este ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, paralelo, controlado por placebo avaliou o efeito do fosfopeptídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo fluoretado (CPP-ACPF) associado à fotobiomodulação (FBM), na hipersensibilidade dentinária (HD), e o impacto deste tratamento na qualidade de vida (QV).

Materiais e métodos: Oitenta dentes com HD foram randomizados em quatro grupos e receberam três sessões de tratamento: PLACEBO= gel placebo + mimetização da FBM; CPP-ACPF= aplicação do CPP-ACPF + mimetização da FBM; FBM= gel placebo + FBM; CPP-ACPF+FBM= CPP-ACPF + FBM. Para aferir a HD foi adotado o estímulo o tátil (sonda exploradora) e o evaporativo (seringa tríplice) com o auxílio de uma escala visual analógica (EVA), após a 1ª, 2ª e 3ª sessão de tratamento e um mês de acompanhamento. O impacto destes tratamentos na QV após um mês de acompanhamento, foi registrado no questionário de experiência de HD (QEHD). A HD foi analisada por meio do teste ANOVA misto. Para avaliar o resultado do QEHD foram utilizados os testes Wilcoxon e Mann-Whitney, sendo considerados os níveis de significância de 5%.

Resultados: A comparação intragrupo de todos os grupos avaliados mostrou uma redução significativa da HD (p<0.05) com ambos os estímulos, após 1 mês de acompanhamento. A comparação intergrupo avaliada pelo estímulo evaporativo mostrou que o CPP-ACPF+FBM apresentou redução significativa da HD quando comparado ao resto dos tratamentos, após 1 mês de acompanhamento. O grupo CPP-ACPF+FBM diferiu estatisticamente dos demais grupos avaliados na avaliação do QEHD após um mês de acompanhamento.

Conclusão: A associação do CPP-ACPF à FBM foi efetiva na redução da HD após um mês de acompanhamento e promoveu um impacto positivo na QV dos participantes deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327584 - CECY MARTINS SILVA
Externo ao Programa - 327879 - ELIANE BEMERGUY ALVES
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 01/02/2019 10:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1