Notícias

Banca de DEFESA: CRISTIANE DE MELO ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DE MELO ALENCAR
DATA: 11/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 01- PPGO-UFPA
TÍTULO:
Efeito da nano-hidroxiapatita associada a fotobiomodulação no controle da hipersensibilidade dentináriaestudo clínico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo 


PALAVRAS-CHAVES:

Fotobiomodulação ∙ Dessensibilizantes Dentinários ∙ Sensibilidade Dentinária ∙ Ensaio Clínico Randomizado.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo: Avaliar o efeito da nano-hidroxiapatita (nHAP) associada a fotobiomodulação (FBM) no tratamento da hipersensibilidade dentinária (HD) em um ensaio clínico, randomizado, controlado por placebo.

Materiais e métodos: Trinta e dois sujeitos com oitenta e três dentes hipersensíveis foram randomizados em quatro grupos (N=8): GPLACEBO – aplicação de creme dental sem princípio ativo seguida da mimetização de aplicação de FBM (sem emissão de luz); GLASER  terapia com FBM; GnHAP – aplicação de gel de nHAP  seguida da mimetização de aplicação de FBMGLASER+nHAP – aplicação de gel de nHAP seguida da aplicação do FBM. Uma escala visual analógica (EVA) foi utilizada para aferir a HD após estímulo tátil com sonda exploradora e evaporativo com jatos de ar. As avaliações de HD foram realizadas em quatro tempos: baseline, após a 1ª e 2ª sessões de tratamento e 1 mês após a 2ª sessão. Para avaliação dos fatores de risco associados a intensidade de HD foi aplicado um questionário aos voluntários. A análise estatística dos dados de HD foi realizada mediante o teste ANOVA seguido de teste Tukey e regressão logística para relacionar as variávies do questionário. Foi predefinido um nível alfa de 0.05 em todos os testes estatísticos utilizados.

Resultados: O estímulo mecânico mostrou redução significativa da HD em todos os grupos (p <0,05), com exceção do GPLACEBO (p≥0,05), a partir da 2º sessão de tratamento. Para o estímulo evaporativo, o GLASER+nHAP mostrou redução significativa da HD desde a 1º sessão de tratamento (p <0,05). A análise intra-grupo mostrou que apenas o GnHAP apresentou regressão da HD após 1 mês de acompanhamento para os dois estímulos aplicados. Os dados do questionário demonstraram que as variáveis hábitos parafuncionais e ansiedade apresentaram relação significativa com a intensidade da HD (p=0,03).

Conclusão: A nHAP associada a FBM foi eficaz no tratamento da HD, todavia, não diferiram do uso da FBM e nHAP isoladamente. O uso isolado da nHAP mostrou recidiva da HD quando comparado aos demais tratamentos dessensibilizantes.Pacientes com hábitos parafuncionais, dieta rica em alimentos ácidos e algum nível de ansiedade apresentaram maior risco de HD moderada ou severa quando comparados aos demais fatores de risco.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327584 - CECY MARTINS SILVA
Externo ao Programa - 327879 - ELIANE BEMERGUY ALVES
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 30/01/2019 09:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1