Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LÍLIAN CORREIA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LÍLIAN CORREIA LOPES
DATA: 18/01/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório da faculdade de Odontologia da UFPA.
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DO TEMPO DECORRIDO DO CLAREAMENTO PROFISSIONAL E DO USO DE ASCORBATO DE SÓDIO NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE CERÂMICA CIMENTADA AO ESMALTE CLAREADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Clareamento dental, peróxido de hidrogênio, cerâmica, resistência ao cisalhamento.


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do uso do Ascorbato de Sódio 10% (AS10), e do intervalo de tempo após o clareamento profissional com peróxido de Hidrogênio 35% (PH35), na resistência de união ao cisalhamento de cerâmica cimentada à superfície do esmalte clareado, simulando-se a técnica de clareamento de dentes vitais. Para isso serão necessários 88 dentes incisivos bovinos da espécie Bos taurus indicus com idade média de 24 meses, que serão obtidos de animais abatidos na Cooperativa da Indústria Agropecuária do Pará (SOCIPE), Belém, Pará, Brasil. Após a inclusão e planificação vestibular do esmalte, os espécimes bovinos serão divididos aleatoriamente em oito grupos conforme a intervenção que será realizada na superfície do esmalte, de acordo com a realização do clareamento, o tempo decorrido do clareamento à cimentação da cerâmica, e a aplicação do Ascorbato de Sódio 10% (AS10) após o clareamento. O gel clareador será aplicado uma única vez por sessão, por um tempo de 40 minutos, esse protocolo será realizado em 3 dias distintos, com um intervalo de 7 dias entre estes. Uma solução de AS10 será aplicada imediatamente após a última sessão clínica de clareamento (ao término do 3º dia de clareamento) para os grupos G6, G7 e G8, além do grupo G2. Cilindros de cerâmica serão confeccionados a partir do método de injeção cerâmica pela técnica da cera perdida, e em seguida serão cimentados à superfície do esmalte. O ensaio mecânico de cisalhamento será realizado uma única vez com velocidade de ensaio 1 mm/min com célula carga de 50 KgF. Os valores de resistência de união serão obtidos em megapascal (MPa). Serão obtidas eletromiografias, com uma magnificação de 500X, abrangendo toda a área de interface fraturada, sobre a qual serão estimadas as áreas em que ocorreram falhas. Para os resultados obtidos no cisalhamento, após verificação da normalidade univariada (Teste de Shapiro-Wilk), serão avaliados por meio da Análise de Variância (ANOVA) two-way seguido do posthoc Bonferroni para fazer comparações selecionadas, descritos em média e desvio-padrão. O nível de significância (p<0.05) será adotado para todas as análises empreendidas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR STUDART MEDEIROS
Interno - 3350057 - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 15/01/2019 10:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1