Notícias

Banca de DEFESA: MARA ELIANE SOARES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARA ELIANE SOARES RIBEIRO
DATA: 18/01/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório da faculdade de Odontologia da UFPA.
TÍTULO:

Influência do clareamento prolongado associado aos desafios abrasivo e biocorrosivo nas caracteristicas de superfície do esmalte dental. 


PALAVRAS-CHAVES:

Clareamento dental; erosão dental; biocorrosão; escovação dental.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O estudo avaliou o efeito do peróxido de carbamida a 10%, utilizado por um tempo prolongado, associado a bebida ácida (suco de laranja), assim como a escovação simulada, sobre o esmalte dental. Foram utilizados 245 dentes incisivos bovinos hígidos da espécie Bos taurus indicus. Após confeccionados os corpos de prova (CPs), estes foram divididos nos seguintes grupos: G1 (saliva artificial), G2 (escovação dental), G3 (exposição ao suco de laranja), G4 (clareamento dental), G5 (suco de laranja + escovação dental), G6 (clareamento dental+ escovação dental), G7 (clareamento dental+ suco de laranja) e G8 (clareamento dental+ suco de laranja+ escovação dental), todos avaliados nos tempos T0 (antes de qualquer intervenção), T1 (14 dias após os tratamentos propostos), T2 (21 dias após os tratamentos propostos) e T3 (após 28 dias dos tratamentos propostos). Para avaliação das propriedades do esmalte tratado, foram realizadas análises de microdureza, rugosidade superficial, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e energia dispersiva de raios x (EDS), nos 4 tempos supracitados. Após a confirmação da normalidade dos dados (Teste de Shapiro-Wilk) das análises de microdureza e rugosidade, foi realizada uma Análise de Variância de 2 fatores para medidas repetidas (α=5%). Os dados para análise de  EDS se mostram anormais, logo o teste de eleição foi Kruskal Wallis com pós teste de SNK (α=5%). As médias de rugosidade aumentaram para todos os grupos em função do tempo, com exceção do T2 em G1. Em relação a microdureza, diferenças estatísticas não foram encontradas na maioria das comparações entre os tempos de tratamentos. No entanto, os grupos expostos a bebida ácida (suco de laranja) apresentaram redução significativa de microdureza. O EDS detectou os principais elementos componentes da hidroxiapatita em todos os grupos de tratamentos, onde o cálcio teve seu maior valor no grupo G8 no tempo T3 e o fósforo em G2 em T1, para o oxigênio somente teve aumento em G3 em todos os tempos avaliados. Conclui-se que, o clareamento dental, ainda que realizado por tempo prolongado, causou efeitos deletérios ao esmalte menos pronunciados quando comparado ao suco de laranja.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR STUDART MEDEIROS
Interno - 3350057 - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 14/01/2019 10:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1