Notícias

Banca de DEFESA: MÔNICA NAOMI SEKO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA NAOMI SEKO
DATA: 27/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 1 do PPGO-UFPA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA HABILIDADE DE ENDODONTISTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM PARA PRESCREVER E ANALISAR TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS DE FEIXE CÔNICO


PALAVRAS-CHAVES:

Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico. Endodontia. Questionário. Conhecimento.

 


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Radiologia Odontológica
RESUMO:

Objetivo: Determinar a prevalência do conhecimento a respeito da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) ou cone beam (TCCB) pelos endodontistas da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Metodologia: Foram distribuídos 151 questionários contendo 32 questões, sendo 15 questões fechadas, 4 abertas e 13 mistas, ou seja, com questões de múltipla escolha, mas com espaço para sua opinião. As questões de 1 a 31 compreenderam perguntas como idade; gênero; localização geográfica onde exerce suas atividades; ano em que concluiu a faculdade e a especialização em endodontia; equipamentos que possui e questões a respeito da prática radiológica convencional no consultório. As questões 18 a 32 foram relativas ao conhecimento a respeito da TCFC e apenas os que declararam ter conhecimento responderam as questões 19 em diante.

Resultados: Apenas 81 questionários foram analisados. 48 endodontistas (59 %) tinham algum conhecimento da TCFC, porém dentre eles, 5 nunca a requisitaram até aquele momento. A respeito do nível de radiação, 76,75% não souberam informar e apenas 10 participantes declararam ter conhecimento. A indicações mais comuns para se requisitar o exame de TCFC foram a suspeita de fratura radicular e perfuração. O meio mais utilizado para atualizar o conhecimento sobre a imagem tomográfica são congressos. A respeito da questão se o resultado da TCFC alterou o plano de tratamento ou não, 36 (83,72%) daqueles que requisitaram, responderam que sim.

Conclusão: 59% possui conhecimento de TCFC. A indicações mais comuns foi a suspeita de fratura radicular e perfuração. Atualizam-se principalmente por meio de congressos. O resultado da TCFC alterou o plano de tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AFONSO CELSO SOUZA DE ASSIS
Interno - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Presidente - 1697865 - PEDRO LUIZ DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 31/01/2018 10:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2