Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIO HENRIQUE REAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO HENRIQUE REAL
DATA: 22/01/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula 1 do PPGO-UFPA
TÍTULO:

Impacto da catastrofização da dor durante o tratamento ortodôntico: estudo prospectivo longitudinal


PALAVRAS-CHAVES:

dor, tratamento ortodôntico, catastrofização


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Ortodontia
RESUMO:

Introdução/objetivo: Conseguir prever a dor no tratamento ortodôntico ainda é um assunto bastante subjetivo e pouco compreendido. Sabe-se que os fatores psicológicos apresentam influência considerável na percepção da dor, sendo as experiências negativas e a ansiedade conhecidas por aumentarem a percepção desta. Dentre esses fatores, a ansiedade odontológica e a catastrofização têm sido associadas à dor orofacial. Estudos longitudinais sobre o assunto referente à dor ortodôntica e a mesma relacionada a catastrofização da dor somática, ainda são escassos na literatura. Com isso, o objetivo desse trabalho será investigar a relação entre a catastrofização da dor e a dor ao movimento ortodôntico durante um período de 3 meses a partir do momento de instalação do aparelho.

Metodologia: Serão entregues aos pacientes um caderno de dor com sete momentos de um EVA (Escala Visual Analógica) para eles avaliarem a percepção de dor num período de três meses a partir da instalação do aparelho. Assim como eles serão submetidos a dois questionários: ansiedade odontológica de Corah e a escala de catastrofização da dor. Estes dados serão analisados através de uma regressão múltipla de Poisson, afim de encontrar possíveis variáveis preditoras da percepção de dor.

Resultados esperados: Acredita-se que a catastrofização da dor possa sofrer influencia sobre a percepção de dor de pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico, assim como sexo, idade, diâmetro e tipo de fio; e quantidade de apinhamento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Presidente - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Externo à Instituição - JOSÉ VALLADARES NETO
Notícia cadastrada em: 17/01/2018 10:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1