Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA BENEDITA DA COSTA E SILVA

DISCENTE: ANGELA BENEDITA DA COSTA E SILVA
DATA: 08/05/2014
LOCAL: Auditório do prédio de Ensino do ICB (auditório novo)
TÍTULO: SAÚDE BUCAL SOB O OLHAR DO EDUCADOR INFANTIL: UM ENFOQUE À PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM/PA
PALAVRAS-CHAVES: educação em saúde bucal; professores; ensino infantil
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontologia Social e Preventiva
RESUMO: SAÚDE BUCAL SOB O OLHAR DO EDUCADOR INFANTIL: UM ENFOQUE À PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM/PA RESUMO Com o advento do Programa Saúde na Escola, a educação em saúde Bucal passou a ter uma importância que até então era desconsiderada na educação básica. Com isso, a cavidade oral e seus elementos estruturais passaram a despertar interesse como parte do corpo que necessita ser cuidada, iniciando pela promoção de saúde. A educação em saúde bucal é uma atividade ampla que pode ser desenvolvida em diversos espaços coletivos e por diferentes sujeitos. As escolas de educação básica e a comunidade escolar são ideais para a realização dessas atividades, pois entre seus integrantes possuem crianças em fase propícia para a aquisição de hábitos corretos; e professores que convivem com elas uma grande parte do tempo, criando vínculos afetivos e sociais. Além disso, a escola permite a utilização de estratégiaspedagógicas que facilitam o processo de ensino aprendizagem, podendo influenciar positivamente na formação de hábitos saudáveis. Mas sabe-se que essa vertente da educação, ainda apresenta deficiências no seu conteúdo e nas suas práticas; e que os professores precisam estar providos de informações que possam enriquecer suas atividades em sala de aula. Estudos demonstram que a falta de conhecimentos em saúde bucal que subsidiem a educação em saúde bucal na escola não é um problema regional. Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar a percepção sobre saúde bucal, dos educadores infantis da rede pública de ensino fundamental I (1º ao 5º ano), da região metropolitana de Belém,visando traçar o perfil dos educadores, sobre as práticas e conhecimentos em saúde bucal, e assim contribuir na elaboração de novos propostas educativas, que possam implementar as atividades a serem utilizadas por educadores no contexto escolar.Metodologicamente optou-se por uma seleção de amostra randomizada, estabelecida após o cálculo do tamanho mínimo amostral, a partir do tamanho amostral para distribuição normal.A pesquisa será do tipo quali-quantitativa de eixo transversal. Os dados coletados serão tabulados, os resultados demonstrados por tabelas e gráficos e interpretados quanto a sua significação a partir do diálogo com outros autores que realizaram investigações similares em outras regiões.
Externo à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2449380 - ROBERTA SOUZA D ALMEIDA COUTO
Notícia cadastrada em: 05/05/2014 16:30