Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DE SOUZA MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA DE SOUZA MACEDO
DATA: 27/03/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Faculdade de Odontologia PPGO
TÍTULO: Avaliação da influência do Etidronato na resistência de união de cimentos autoadesivos à dentina após 6 meses de armazenamento.
PALAVRAS-CHAVES: Restaurações indiretas, agentes de limpeza, cimentos autoadesivos, resistência de união.
PÁGINAS: 13
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO: A Odontologia Restauradora Estética encontra-se em contínuo avanço, devido a evolução de procedimentos adesivos e ao desenvolvimento de materiais e técnicas restauradoras. A ampla utilização das restaurações estéticas indiretas, nos últimos anos, são resultado do avanço tecnológico desses materiais e dos agentes cimentação. A cimentação é um passo decisivo no sucesso do procedimento restaurador indireto. Os cimentos resinosos autoadesivos surgiram no mercado com uma proposta de simplificação de passos clínicos e redução do tempo de trabalho, quando comparados aos cimentos convencionais. Apesar de não haver uma indicação específica de tratamento da superfície dentária previamente à cimentação, existe a necessidade da limpeza dessa superfície para remoção de resíduos contaminantes (cimentos provisórios, oleosidade, sangue, saliva, bactérias) deixados após o preparo cavitário. Existe, no entanto, a possibilidade desses agentes de limpeza interferir na união dos cimentos autoadesivos. Recentemente, foi introduzido na Endodontia o Etidronato, um agente quelante fraco, o qual mostrou poucas alterações na estrutura dentinária quando utilizado como agente de limpeza. Por ser uma solução nova, seria oportuno que fosse avaliado a sua utilização previamente a aplicação de cimentos autoadesivos. A proposta desse trabalho é avaliar a influência do etidronato na resistência de união de cimentos resinosos autoadesivos por meio de teste de microcisalhamento após 6 meses de armazenamento tendo como comparação a solução de EDTA 17% e água destilada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2323791 - ELIZA BURLAMAQUI KLAUTAU
Presidente - 3350057 - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Interno - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 14/03/2014 11:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1