Notícias

Banca de DEFESA: MYLENA RANIERI LIBDY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLENA RANIERI LIBDY
DATA: 26/02/2016
HORA: 08:30
LOCAL: PPGO-UFPA
TÍTULO:

TÍTULO: A HABILIDADE DE ORTODONTISTAS E CIRURGIÕES BUCOMAXILOFACIAIS EM PREDIZER A ERUPÇÃO ESPONTÂNEA DOS TERCEIROS MOLARES INFERIORES ATRAVÉS DE RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS SERIADAS.


PALAVRAS-CHAVES:

 Terceiro molar, Extração dentária, Ortodontista, Cirurgião bucomaxiofacial.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

    avaliar a habilidade de ortodontistas e cirurgiões bucomaxilofaciais (CBMF) em predizer a erupção dos terceiros molares inferiores que erupcionaram espontaneamente através da análise de radiografias panorâmicas seriadas do mesmo paciente. Material e Métodos: 22 pacientes tratados ortodonticamente, sem exodontia, cujos terceiros molares inferiores, bilateralmente (n=44), erupcionaram espontaneamente, foram analisados através de radiografias panorâmicas seriadas. A primeira radiografia (T1) foi obtida ao final do tratamento ortodôntico, com idade entre 13 e 16 anos, a segunda (T2), em média 2 anos posteriormente. Um paciente cujos terceiros molares inferiores não erupcionaram foi utilizado como controle negativo. As radiografias foram aleatoriamente analisadas por 54 especialistas, 27 ortodontistas e 27 CBMFs, para obter a opinião sobre a conduta a ser adotada frente aos terceiros molares inferiores em T1. Em seguida, um outro prognóstico foi coletado adicionando-se uma outra radiografia seriada (T2). Duas radiografias foram duplicadas, a fim de avaliar a concordância das respostas intra-examinador.  Resultados: A concordância das respostas foi moderada para os CBMFs (Kappa 0,44; p<0,0001) e substancial para os ortodontistas (Kappa 0,39; p<0.0001).  Na análise da primeira radiografia (T1) dos dentes que erupcionaram espontaneamente, os CBMFs indicaram a extração em 44,5% dos casos, enquanto os ortodontistas em 42%, sem diferença entre os grupos de especialistas (p=0,22). Em T2, os ortodontistas mantiveram o mesmo nível de extrações (45,6%, p=0,08), enquanto os CBMFs passaram a indicar mais extrações (63,2%, p<0,0001). Conclusão: ortodontistas e CBMFs não são capazes de predizer a erupção dos terceiros molares inferiores através do exame de uma única radiografia panorâmica. Ambos indicam extrações de quase a metade dos dentes erupcionados espontaneamente e assintomáticos. A adição de uma radiografia seriada do paciente não melhora a precisão no prognóstico entre os ortodontistas, e piora para os CBMFs. Este estudo sugere que estes especialistas devam reavaliar os guias radiográficos utilizados para estabelecer um prognóstico sobre a erupção dos terceiros molares inferiores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Interno - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Externo à Instituição - LEANDRO SILVA MARQUES
Notícia cadastrada em: 04/02/2016 17:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1