Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELY BARBOSA DA CUNHA FONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSELY BARBOSA DA CUNHA FONTES
DATA: 21/02/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE CUIDADOS À SAÚDE BUCAL DO IDOSO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS) NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DO MUNICÍPIO DE BELÉM, PA.
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Saúde Bucal; Programa de Saúde da Família.
PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontologia Social e Preventiva
RESUMO: Observando que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, acompanhando a tendência mundial, e que o Brasil deverá possuir, em 2025, a sexta maior população idosa do mundo e a primeira na América Latina, este estudo pretende criar um Protocolo de cuidados à saúde bucal do idoso, com o intuito de orientar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas ações de educação em saúde dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de um estudo transversal observacional descritivo, onde os dados serão coletados por meio de um questionário com 36 perguntas, sendo 18 questões relacionadas ao perfil dos ACS e 18 questões que avaliarão o seu nível de conhecimento em saúde bucal, a ser realizado em uma amostra de 260 ACS cadastrados nas 53 ESF do município de Belém, PA. Para tabular os dados, serão somadas as respostas corretas, e o conhecimento em saúde bucal categorizado entre “baixo” (um a 28 acertos), “moderado” (29 a 43 acertos) e “alto”(mais de 43 acertos).O nível de informações do protocolo será tanto mais elevado quanto maior for o conhecimento em saúde bucal dos ACS, abordando principalmente os temas de menor conhecimento. A elaboração de um Protocolo de cuidados em saúde bucal para o idoso facilitará e padronizará o serviço dos ACS que atuam na ESF, promovendo equidade, gerando melhoria na qualidade de vida do idoso, prevenindo doenças e ajudando a solucionar problemas de saúde bucal, por meio de orientações educativas e preventivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Externo à Instituição - SIMONE RENNÓ JUNQUEIRA
Notícia cadastrada em: 17/02/2014 09:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1