Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANDRA COSTA ARANTES

DISCENTE: DIANDRA COSTA ARANTES
DATA: 21/02/2014
LOCAL: Faculdade de Odontologia - Sala de aula do PPGO
TÍTULO: Protocolo de avaliação de risco em saúde bucal para mulheres em gestação e puerpério.
PALAVRAS-CHAVES: Estudos de validação, gestantes, saúde da mulher, saúde bucal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontologia Social e Preventiva
RESUMO: Devido à relevância da saúde bucal para a vida da mulher, torna-se fundamental elaborar estratégias que facilitem o acesso de mulheres (especialmente as gestantes) à saúde bucal por meio de outros profissionais que não somente o cirurgião-dentista. Nesse contexto, a Política Nacional de Humanização, com o propósito de acolher os usuários e priorizar ou corretamente encaminhar o atendimento de casos de maior gravidade, instituiu a diretriz de Acolhimento com Classificação de Risco, de grande responsabilidade do profissional enfermeiro. Esse projeto objetiva elaborar e validar um protocolo de avaliação de risco em saúde bucal, para aprimorar o fluxo de atendimentos, encaminhamentos e promover a resolução dos problemas de saúde da população. Será realizado um estudo de validação por meio de Validação de conteúdo, Validação de aparência e Análise semântica. Participarão da pesquisa selecionados 15 cirurgiões-dentistas (juízes) com titulação de mestrado ou doutorado e com experiência de docência na área de Saúde Coletiva há mais de dois anos em universidades públicas das cinco regiões do Brasil, selecionados por meio de Currículo lattes, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no serviço público de atendimento pré-natal em Unidades Básicas de Saúde e em Equipes de Saúde da Família, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA).
Presidente - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Externo à Instituição - SIMONE RENNÓ JUNQUEIRA
Notícia cadastrada em: 10/02/2014 11:56