Banca de DEFESA: NATACHA MALU MIRANDA DA COSTA

DISCENTE: NATACHA MALU MIRANDA DA COSTA
DATA: 01/02/2016
LOCAL: Hospital Barros Barretos- Auditório do programa de Pós Graduação em Oncologia e Ciências Médicas

'' PROTEÍNAS RELACIONADAS A HIPÓXIA E SUA RELAÇÃO COM A INVASIVIDADE CELULAR NO AMELOBLATOSMA- ''CROSS TALK'' ENTRE NOTCH1,HIF-1a, ADAM-12 E HB-EGF''

Palavras-chaves: Ameloblastoma, Invadopódio, Hipóxia celular, NOTCH1, ADAM-12, HIF-1α, HB-EGF.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica

Resumo

O ameloblastoma (AME) é uma neoplasia benigna que se caracteriza pela invasividade local, altas taxas de recorrência e padrões histológicos diversos que caracterizam microscopicamente esse tumor. Sabe-se que a concentração de oxigênio em áreas específicas do microambiente tumoral é reduzida, resultando em hipóxia intratumoral. Em condições de hipóxia, as proteínas NOTCH1, ADAM-12, HIF-1α e HB-EGF, em conjunto, têm sido relacionadas com a formação de invadopódios, invasão neoplásica  e aumento de metástase. Objetivo: analisar a expressão dessas proteínas para melhor compreensão do processo de invasão tumoral do AME. Metodologia: utilizamos 20 amostras de AME, 8 de tumor odontogênico cístico calcificante (TOCC) e 10 de folículo dentário (FD) para avaliar a expressão das proteínas por imunohistoquímica, sendo utilizados os anticorpos primário anti-NOTCH1, anti-ADAM-12, anti-HIF-1α e anti-HB-EGF. A avaliação da imunomarcação foi realizada pela mensuração da fração de área marcada nas imagens adquiridas no microscópio AxioScope equipado com a câmera AxioCamHRc e objetiva de 40x. Os resultados evidenciaram que todas as proteínas apresentaram elevada imunoexpressão nas amostras de AME quando comparadas com as do TOCC e FD (p<0,05). Conclusão: As proteínas relacionadas à formação de invadopódio em condição de hipóxia apresentaram imunoexpressão elevada no AME, sugerindo possível papel destas proteínas no comportamento biológico desta neoplasia.

Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo à Instituição - RICARDO ALVES DE MESQUITA
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 19/01/2016 14:50