Banca de DEFESA: NATHALIA CAROLINA FERNANDES FAGUNDES

DISCENTE: NATHALIA CAROLINA FERNANDES FAGUNDES
DATA: 21/12/2015
LOCAL: Auditório do prédio de Ensino do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA)

ESTRESSE OXIDATIVO E ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS EM GLÂNDULAS SALIVARES DE RATOS APÓS EXPOSIÇÃO INTENSA E EPISÓDICA (BINGE) AO ETANOL

Beber em binge; Glândulas salivares; Adolescência; Estresse Oxidativo; Imunohistoquímica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica

O consume de etanol em um padrão episódico e intenso tem se mostrado comum entre adolescentes e aumentado em mulheres, com um consume de 3 vezes por semana. Glândulas salivares são fracamente investigadas acerca destes efeitos, embora alterações morfológicas já  foram sido associadas ao consumo crônico de etanol durante a adolescência. Este estudo investigou os efeitos morfológicos e bioquímicos do consumo de etanol em padrão binge em glândulas parótida e submandibular de ratas da adolescência a fase adulta. Ratas wistas (n=26) receberam etanol em uma dose de 3g/kg/day (20% w/v) por três dias consecutivos por semana, entre 35-60 dias de vida. Os animais foram divididos em quatro grupos: G1, tratou-se com etanol durante 1 semana; G2, tratados durante 4 semanas com etanol; C1, tratada com água destilada de modo semelhante ao G1; C2, tratou-se com água destilada como G2. Na análise morfológica do tecido glandular, avaliação morfométrica e imunohistoquímica foram feitas. Para ensaios morfométricos, a percentagem média equivalente ao parênquima e estroma região glandular foi avaliada com software Image J.. Imuno-histoquímica para actina de músculo liso (α-SMA), citoqueratina 18 (CK-18) e vimentina foram realizados e medidos com programa Image J, sobre padrão de imunorreactividade. Alterações bioquímicas foram analisadas por dois parâmetros de estresse oxidativo: concentração dos nitritos e dos níveis de malondialdeído (MDA), um biomarcador de peroxidação lipídica. A diferença entre os grupos etanol e controle foram avaliadas pelo teste de Mann-Whitney (p≤0,05) em cada análise. A glândula parótida mostrou, com uma semana de exposição ao etanol, inferior a CK-18 e α-SMA expressão, bem como para os níveis de MDA. Depois de quatro semanas de exposição, uma menor CK-18 e mais elevados níveis de MDA foram observadas em glândula parótida expostos ao etanol, em comparação ao grupo controle. A glândula submandibular mostra inferior expressão α-SMA depois de 1 e 4 semanas de exposição ao etanol, bem como os níveis de MDA mais elevados após 1 semana de consumo de etanol. Etanol consumo binge durante a adolescência promove tecido e bioquímicos mudanças com apenas um binge em acinar e glândulas parótidas de células mioepiteliais. Glândulas submandibulares parece ser mais resistente ao modelo de intoxicação proposto. Nós demonstramos pela primeira vez que a estrutura da glândula salivar pode sofrer alterações bioquímicas e do citoesqueleto com apenas três dias de exposição ao etanol durante a adolescência.

Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Interno - 2449380 - ROBERTA SOUZA D ALMEIDA COUTO
Externo à Instituição - SENDA SHARONE
Notícia cadastrada em: 10/12/2015 17:38