Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA FARIAS PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA FARIAS PONTES
DATA: 18/11/2013
HORA: 08:00
LOCAL: Faculdade de Odontologia Sala de aula do PPGO
TÍTULO: Análise comparativa dos efeitos dentários e esqueléticos do Aparelho de Protração Mandibular em diferentes estágios do desenvolvimento dentofacial.
PALAVRAS-CHAVES: Má oclusão de Classe II, Aparelho de Protração Mandibular, dentição mista, dentição permanente.
PÁGINAS: 12
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Ortodontia
RESUMO: Objetivo: Comparar os efeitos dentários, esqueléticos e o tempo de tratamento em pacientes utilizando o Aparelho de Protração Mandibular nos estágios de dentição mista e permanente, em diferentes estágios do crescimento facial, adolescentes e adultos. Material e Métodos: De acordo com o cálculo amostral, serão analisados 25 pacientes em cada grupo. Os critérios de inclusão serão pacientes em três estágios do desenvolvimento dentofacial, todos os casos com indicação de tratamento não cirúrgico e sem extrações; apresentando, no mínimo, Classe II ½ , avaliados pela cúspide de caninos.Serão analisadas as tomadas radiográficas em normal lateral no início (T0) e no pós-tratamento imediato (T1). A análise cefalométrica será realizada com 10 medidas lineares e 03 angulares e serão realizadas por um único operador, previamente calibrado. A duração do tratamento será avaliada em meses, desde a instalação do aparelho até a finalização do caso. Análise estatística: Os dados obtidos serão submetidos ao teste Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados. Em caso de normalidade, os dados serão submetidos ao teste MANOVA (Múltipla Análise de Variância); e em caso de anormalidade dos dados, os dados serão submetidos ao teste de Kruskal-Wallis.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Externo à Instituição - MATHEUS MELO PITHON
Externo à Instituição - ROGERIO LACERDA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 12/11/2013 12:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1