Notícias

Banca de DEFESA: MARINA ROLO PINHEIRO DA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA ROLO PINHEIRO DA ROSA
DATA: 29/10/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Odontologia Sala de aula do PPGO
TÍTULO: “Estudo in vitro da modulação das metaloproteinases da matriz pelo fator de crescimento EGF em células derivadas de ameloblastoma”.
PALAVRAS-CHAVES: ameloblastoma; metaloproteinases da matriz; fatores de crescimento.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO: O ameloblastoma (AME) é um tumor odontogênico que apresenta diversos padrões histopatológicos e caracteriza-se por sua invasividade local e recorrências frequentes. Apresenta variadas interações indutoras entre o epitélio odontogênico e o estroma tumoral e diante deste microambiente neoplásico, destaca-se a matriz extracelular (MEC), que funciona como reservatório para várias substâncias como, por exemplo, os fatores de crescimento. Dentre os vários tipos de fatores de crescimento destaca-se o fator de crescimento epidérmico (EGF). O aumento da expressão do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), ativado por seu ligante, pode estimular a síntese de proteases como as metaloproteinases da matriz (MMPs), desempenhando um papel importante nos processos de crescimento, proliferação e invasividade tumoral. Tendo em vista a melhor compreensão de alguns mecanismos do comportamento biológico do ameloblastoma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do EGF na expressão, migração, invasão e secreção de proteases em uma linhagem de células imortalizadas derivadas de ameloblastoma humano (células AME-HPV). A imunofluorescência demonstrou que a MMP-2, MMP-9, EGF e EGFR estão expressos in vitro. Os ensaios de “ferida”, migração e invasão demonstraram que o EGF estimula as atividades de migração e invasão celular. Por zimografia foi detectado que as células exibiram um aumento de secreção de MMPs quando tratadas com diferentes concentrações do EGF. O silenciamento do EGFR promoveu a diminuição da expressão de MMP-2 e MMP-9. Esses resultados sugerem uma interação entre as MMPs e o EGF, que possivelmente pode estar diretamente ou indiretamente influenciando na remodelação da MEC e consequentemente no comportamento invasivo e no processo de tumorigênese do ameloblastoma.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Presidente - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/10/2013 11:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1