Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY SALDANHA DE OLIVEIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY SALDANHA DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 03/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 02 no Programa de Pós-graduação em Odontologia PPGO-UFPA
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO DO EFEITO CICATRIZANTE DA ADMINISTRAÇÃO SISTÊMICA DO ÓLEO RESINA DE COPAÍBA (Copaifera reticulata) EM FERIDAS DE PALATO EM RATOS WISTAR"


PALAVRAS-CHAVES:

Copaifera; cicatrização; ferida operatória; fitoterápico; palato.


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

As feridas no palato em áreas doadoras de tecido, resultantes de procedimentos cirúrgicos periodontais para ganho de volume e/ou altura tecidual, como exemplo o enxerto gengival livre (EGL) sobre implantes e/ou dentes podem ser desafiadoras devido à sua localização e à comorbidade no processo cicatricial dessa região. Diferentes tipos de terapias visando diminuir essas comorbidades e auxiliar o processo cicatricial das feridas palatinas têm sido propostas, como o uso de placas de proteção em acetato e a utilização de fotobiomodulação, além do uso de plantas medicinais. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o efeito da administração sistêmica, por gavagem, do  óleo de copaíba (Copaifera reticulata) em feridas de palato de ratos Wistar. Para tal, calculou-se a necessidade de uma amostra de 80 animais, nos quais serão realizadas feridas circulares de 3 mm de diâmetro no palato, e, em seguida, serão aleatoriamente alocados nos seguintes grupos de tratamento:  grupo O (óleo-resina de copaíba, n=40), que será tratado com óleo de copaíba por meio de gavagem oral; e grupo C (controle negativo, n=40), que  receberá gavagem com solução salina e Tween 20 a 5%. No 3º e 7° dia após confecção da lesão e início dos tratamentos, os animais serão eutanasiados e as maxilas serão removidas para a realização das análises macroscópica e histomorfométricas, a fim de  avaliar o processo de cicatrização, incluindo a reepitelização, e infiltrado inflamatório. Ademais, o sangue dos animais será coletado para avaliação da toxicidade sistêmica dos tratamentos. Os dados serão tabulados e posteriormente analisados estatisticamente considerando p≤0.05. Espera-se que o grupo experimental tratado com óleo de copaíba apresente uma cicatrização significativamente maior das feridas em comparação com o grupo controle negativo, por meio de uma redução da inflamação e  melhora na reepitelização e na formação de tecido de granulação na região da ferida tratada com óleo de copaíba. Os resultados obtidos desta pesquisa podem fornecer evidências científicas sobre o potencial cicatrizante do óleo de copaíba em lesões palatais, contribuindo para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas para o tratamento de feridas nesta região específica. Além disso, poderão fornecer subsídios para futuras pesquisas visando a aplicação clínica do óleo de copaíba em pacientes humanos com feridas de palato.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3148890 - MIKI TAKETOMI SAITO
Interno - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Interno - 1656136 - RENATA DUARTE DE SOUZA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 10:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1