Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAELE MARIA LOPES CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICAELE MARIA LOPES CASTRO
DATA: 19/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Odontologia PPGO-UFPA sala 02
TÍTULO:

"INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE MASTIGATÓRIA NA MORFOMETRIA DO STRATUM LACUNOSUM-MOLECULARE DE CA1 EM MODELO MURINO JOVEM E ENVELHECIDO"


PALAVRAS-CHAVES:

atividade mastigatória, hipocampo, stratum lacunosum-moleculare, astrócitos, morfometria.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Dentre tantas características presentes nos pacientes idosos, destaca-se, na Odontogeriatria, a alteração na atividade mastigatória quando se observa que estudos epidemiológicos sugerem a associação entre a disfunção da mastigação e danos às regiões como aquelas responsáveis pela memória. Quanto aos estudos pré-clínicos, são identificadas alterações morfométricas no giro denteado da formação hipocampal. Nesse sentido, a partir do conhecimento da complexidade das áreas hipocampais envolvidas nesse processo, o presente trabalho visa investigar as alterações morfológicas em astrócitos do stratum lacunosum-moleculare de camundongos jovens e senis submetidos a alteração da função mastigatória. Para isso, três regimes de dietas foram adotados em 30 camundongos, desde o 21o dia pós-natal até 6 (jovens) ou 18 meses de vida (senis). No primeiro regime de dieta foi utilizada ração em pellet, sendo este grupo denominado Hard Diet (HD). Já o segundo, o grupo com atividade mastigatória reduzida, recebeu dieta em pellet seguida por dieta em pó, e foi identificado como Hard Diet/Soft Diet (HD/SD). Por fim, o grupo com atividade mastigatória reabilitada, o qual recebeu dieta em pellet seguida de pó e novamente peletizada, e foi designado como Hard Diet/Soft Diet/Hard Diet (HD/SD/HD). Após a conclusão das janelas temporais, procedeu-se a eutanásia, perfusão dos animais e processamento histológico dos encéfalos, nos quais foram testadas a imunorreatividade astrocitária à proteína glial fibrilar ácida (GFAP). Até o presente momento, foram realizadas as reconstruções tridimensionais para análise morfométrica, de 450 astrócitos que compõem o grupo representativo dos animais jovens, 6 meses de vida. Para leitura dos resultados, realizou-se a análise de cluster, na qual identificou-se que os astrócitos de cada grupo se formataram em dois fenótipos morfológicos: tipo 1 (AST1) e tipo 2 (AST2), quando dentre as variáveis morfométricas estudadas, a complexidade astrocítica foi a mais determinante na subdivisão dos fenótipos. Como resultado, observou-se que o subtipo AST1 apresentou maior complexidade morfológica, em cada regime de dieta, quando comparado ao AST2. Além disso, no subtipo AST1, o grupo HD apresentou complexidade estatística diferente dos demais grupos, o que indica que a mastigação alterada induz mudanças nos aspectos morfométricos dos astrócitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES
Interno - 1656136 - RENATA DUARTE DE SOUZA RODRIGUES
Externo ao Programa - 2375270 - ROSEANE BORNER DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 08:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1