Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA COSTA PEREIRA BAIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA COSTA PEREIRA BAIA
DATA: 27/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Via plataforma Google Meet
TÍTULO:

"Esmalte dental clareado por tempo prolongado associado aos desafios orais: análises de superfície, composição química, ultramorfologia e dureza"


PALAVRAS-CHAVES:

 Esmalte dentário; Clareamento dental; Perfilometria óptica e Microdureza Knoop.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do clareamento dental prolongado com gel de peróxido de hidrogênio a 7.5% contendo cálcio (PH) (FGM, Joinville, SC, Brasil) sobre a topografia superficial, composição química, dureza e ultramorfologia do esmalte dental. Foram necessários 288 dentes incisivos bovinos hígidos, que foram divididos nos seguintes grupos de tratamento: G1- saliva artificial, G2- clareamento dental (PH), G3 - desafio erosivo, G4- desafio abrasivo, G5- desafio erosivo + desafio abrasivo, G6- clareamento dental (PH) + desafio erosivo, G7- clareamento dental (PH) + desafio abrasivo, G8- clareamento dental (PH) + desafio erosivo + desafio abrasivo. Foram realizadas as análises de: perda de superfície por perfilometria óptica, análise de composição química, de ultramorfologia e microdureza. Todos os grupos passaram por 3 tempos de leituras, sendo T0- antes do início dos tratamentos, T1- ao final do 14° dia de tratamento (tempo de clareamento preconizado pelo fabricante), e T2- ao final do 28° dia de tratamento (o dobro do tempo de preconizado). Após a confirmação da normalidade dos dados (teste de Shapiro Wilk), a Análise de variância (ANOVA) para amostras dependentes foi realizada para todos os grupos submetidos ao ensaio de microdureza superficial. A ANOVA para amostras independentes (post-hoc de Tukey), foi realizada para todos os grupos submetidos à análise de perfilometria com perda de superfície. Os dados obtidos nas análises de MEV e EDS foram analisados qualitativamente e através de percentil, respectivamente. Para todas as análises empreendidas foi adotado o nível α de significância de 5%. Para a análise de perfilometria, foi observada diferença estatística intragrupo em relação ao T0 e T1 entre G1, G2 e G5 (p-valor ≤0.05) – já em relação comparativa entre T0 e T2, não foi observada diferença estatística entre qual grupo (p-valor ≥0.05) - para a avaliação entre T1 e T2, foi possível verificar diferença estatística entre G3, G4, G5, G7 e G8 (p-valor ≤0.05). Para a análise de microdureza, foi observada diferença estatística intragrupo entre T0, T1 e T2 (p-valor ≤0.05) – exceto em G8 (T1) e  G8 (T2) (p-valor ≥0.05) e ainda, não foi observada diferença estatística para o G1, independente do tempo de avaliação (p-valor ≥0.05). A análise de MEV demonstrou que em T2, os grupos que foram expostos ao desafio erosivo sofreram maior exposição da camada prismática de esmalte, com grande irregularidade dos picos e vales dos prismas – sobretudo, no G3. Os resultados obtidos a partir da avaliação de EDS demonstraram menor teor de Ca e P no G3 e G7, para ambos os tempos de avaliação - sendo obtido menor valor absoluto dos elementos químicos presentes no substrato no G8. Dessa forma, pode-se concluir que o clareamento dental, ainda que realizado por tempo prolongado, causou efeitos deletérios ao esmalte menos pronunciados quando comparado a exposição a bebida ácida.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - JOYCE FIGUEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Externo à Instituição - PAULA MENDES ACATAUASSÚ CARNEIRO
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 09:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1