Banca de DEFESA: ROBERTO CARLOS RIVADANEIRA CÁRDENAS

DISCENTE: ROBERTO CARLOS RIVADANEIRA CÁRDENAS
DATA: 30/01/2023
LOCAL: Via plataforma Google Meet

"Avaliação tridimensional das mudanças anatômicas condilares durante o recuo e avanço mandibular após cirurgia ortognática através do protocolo de benefício antecipado"

anomalias dentofaciais, cirurgia ortognática, côndilo mandibular, softwares, diagnóstico por imagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Introdução: A Reabsorção condilar após cirurgia ortognática pode ser definida como uma mudança progressiva na anatomia dos côndilos mandibulares, na forma e no volume do côndilo mandibular, tratando-se de um processo multifatorial que pode estar associado a fatores cirúrgicos ou não cirúrgicos. Esses efeitos apresentam maior incidência em casos de cirurgias bimaxilares. Podendo ocasionar perda da altura condilar e recidiva esquelética, levando ao reestabelecimento da condição pré-cirúrgica ou uma evolução desfavorável. Metodologia: O método irá descrever as alterações condilares volumétricas no avanço e no recuo mandibular após as cirurgias ortognáticas de 30 pacientes que fazem parte do banco de dados do Hospital Ophir Loyola, através da comparação e sobreposição de imagens digitalizadas, obtidas a partir de tomografia computadorizada em dois momentos temporais distintos, que são: o pré-operatório e o pós-operatório de 180 dias. Foram utilizados softwares para alinhamento e segmentação dos côndilos, para planejamento virtual, para sobreposição e para calcular as discrepâncias das imagens usando pontos de referência. O teste estatístico escolhido foi o teste t de Student para amostras individuais. O Grupo A composto por pacientes operados com o protocolo do Benefício Antecipado; o Grupo B, representado por pacientes submetidos à Técnica Cirúrgica Convencional. Resultados: Em relação ao protocolo de Benefício Antecipado, obtivemos uma média de 0.3957 no côndilo direito e uma média de 0.3861 no côndilo esquerdo. Em relação ao protocolo da Técnica Convencional, obtivemos uma média de 0.3189 no côndilo direito e uma média de 0.3831 no côndilo esquerdo. Estatisticamente não houve diferença entre os dois grupos. Valor de p = 0.27. Conclusão: Não foram observadas mudanças significativas na anatomia dos côndilos das técnicas cirúrgicas do protocolo de benefício antecipado e da técnica cirúrgica convencional.

Externo à Instituição - DIOGO SOUZA FERREIRA RUBIM DE ASSIS
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Presidente - 379.918.172-53 - JOSE THIERS CARNEIRO JUNIOR - UFPA
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 09:04