Notícias

Banca de DEFESA: RAISSA ARAUJO DE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA ARAUJO DE MESQUITA
DATA: 19/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Via plataforma Google Meet
TÍTULO:

"Efeito do dessensibilizante a base de glutaraldeído no controle da sensibilidade dentária e na cor dos dentes pós-clareamento: estudo clínico, randomizado, controlado e boca dividida"


PALAVRAS-CHAVES:

Clareamento dental,, adesivos dentinários, sensibilidade dental. 


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo: o objetivo deste estudo clínico randomizado,controlado e boca dividida foi avaliar o efeito de um dessensibilizante à base de glutaraldeído na prevenção da sensibilidade dental e na alteração de cor dos dentes pós clareamento. Material e Métodos: foram selecionados 25 pacientes de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os hemi-arcos direito e esquerdo foram randomizados em dois grupos: grupo placebo- recebeu aplicação de água destilada e o tratamento clareador; grupo gluma- recebeu a aplicação do Gluma®, seguida do tratamento clareador . Os pacientes foram submetidos a três sessões de clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%. A sensibilidade foi observada por meio de uma escala de mensuração numérica (NRS) durante 21 dias de acompanhamento a partir do início do clareamento. A cor foi analisada por meio de um espectofotômetro nos tempos T0 (baseline) e T3 (após 21 dias). A análise de cor foi registrada pelo sistema CieLab com aplicação da  fórmula CIEDE2000 para obtenção dos valores de ΔE00 e ΔL. Análise estatística: o teste ANOVA de Friedman foi utilizado para avaliação intragrupo e o de Wilcoxon para comparação entre os grupos nos resultados de sensibilidade. O teste t de Student pareado comparou os valores de ΔE00 e ΔL entre os grupos analisados. Foi adotado nível de significância de 5%. Resultados: os resultados de sensibilidade revelaram que não houve diferença estatística nos índices de sensibilidade entre os grupos. Na análise de cor os dois grupos obtiveram valores semelhantes não demonstrando diferença estatística. Conclusão: O uso do Gluma® previamente ao clareamento não preveniu a sensibilidade e não interferiu no resultado de cor obtido pelo clareamento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327584 - CECY MARTINS SILVA
Externo à Instituição - CRISTIANE DE MELO ALENCAR
Interno - 327879 - ELIANE BEMERGUY ALVES
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/12/2022 10:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1