Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO VILA NOVA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO VILA NOVA DE ALMEIDA
DATA: 06/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Via plataforma Google Meet
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO IN VITRO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE Acmella oleracea (A. oleracea) CARREADO POR NANOPARTÍCULA INORGÂNICA MAGNÉTICA SOBRE O BIOFILME MULTIESPÉCIES"


PALAVRAS-CHAVES:

Biofilme; A. oleracea; Antimicrobianos; Nanopartículas; Endodontia. 


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo O estudo propõe avaliar a ação antimicrobiana do extrato de A. oleracea (jambu) carreado por nanopartículas Fe3Ona descontaminação e na inibição do biofilme multiespéciesMétodos: O extrato de jambu será obtido pela extração supercrítica e as nanopartículas serão sintetizadas pelo método de co-precipitação. Os grupos de tratamento serão(1) Clorexidina 2% (CHX); (2) Extrato de A. oleracea (EXT); (3) Fe3O4; (4) Fe3O4EXT; (5) NaOCl 2,5%; e (6) Solução salina tamponada (PBS). Sessenta dentes uniradiculares terão as coroas seccionadas, o canal radicular preparado com broca Largo n° 3 e serão irrigados com hipoclorito de sódio 5,25% e EDTA 17%. Em seguida, terão as raízes separadas no sentido vestibulolingual, os blocos dentinários serão removidos com broca trefina (4.0 mm) em nível cervical das faces mesial e distal e terão as superfícies externas desgastadas até 1 mm de espessura. O biofilme multiespécies será formado por Enterococcus faecalis (E. faecalis), Candida albicans (C. albicans) Staphylococcus aureus (S. aureus) e serão caracterizados por quantificação da biomassa, atividade metabólica e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Na análise de descontaminação, as amostras serão contaminadas em 200 µL de meio com cultura multiespécies, ficarão incubadas a 37°C por 21 dias, com a renovação do meio a cada 48 horas, depois receberão os tratamentos por 10 minutos, serão lavados e incubados a 37°C por 24 horas. Para avaliar a capacidade de inibir a formação do biofilme, os espécimes estéreis serão tratados por 10 minutos, receberão 200 µL de meio com cultura multiespécies e ficarão incubados a 37°C por 72 horas. Posteriormente, os blocos dentinários serão congelados e moídos, terão o DNA extraído serão analisados por PCR em tempo real (qPCR) multiplex, com o kit QIAamp DNA Mini e primers específicos. Para distribuição normal, o teste estatístico será Análise de variância, com correção de Tukey e, caso seja anormal, os testes de Kruskal-Wallis com pós-teste de Dunn para múltiplas comparações. O efeito dos tratamentos sobre o biofilme multiespécies aderido ao substrato dentinário será visualizado em MEV. Resultados: A extração supercrítica da A. oleracea originou um extrato aquoso altamente concentrado, rico em produtos bioativos e atóxico. O método da co-precipitação sintetizou nanopartículas Fe3O4 com tamanho e forma similares, sendo Fe3O4EXT caracterizadas como magnetitas puras, regulares e recobertas. O preparo dos espécimes dentários originou dois discos por dente, contendo o canal radicular e túbulos dentinários. O biofilme multiespécies apresentou maior produção de biomassa e atividade metabólica com 21 dias de cultivo e o MEV ratificou a formação do biofilme com as três espécies.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE DE MELO ALENCAR
Externo à Instituição - DIANA SANTANA DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - FLAVIANA BOMBARDA DE ANDRADE
Presidente - 1640163 - PATRICIA DE ALMEIDA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 14:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1