Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA CRISTINA MONTEIRO CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA CRISTINA MONTEIRO CARNEIRO
DATA: 27/06/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

“Acurácia cirúrgica de um novo modelo de guia ósseo-dento-suportado customizado utilizado em cirurgias ortognáticas de benefício antecipado”


PALAVRAS-CHAVES:

cirurgia ortognática; impressão tridimensional; maxila; osteotomia.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:
Esta pesquisa objetiva avaliar e validar a acurácia cirúrgica de um novo tipo de “splint” maxilar ósseo-dento-suportado (SODM) confeccionado através de tecnologia CAD/CAM, que apresenta dupla função, a de guia de posicionamento maxilar e a de corte para osteotomia Le Fort I, em cirurgias ortognáticas combinadas de benefício antecipado. Este é um estudo prospectivo realizado em pacientes com deformidades esqueléticas dentofaciais no Hospital Ophir Loyola/PA, submetidos à correção cirúrgica entre os anos de 2018 a 2022 e selecionados dentro dos critérios de elegibilidade. Para todos os casos incluídos no estudo, o software de planejamento e cirurgia virtual utilizado foi o Dolphin Imaging Solutions® (Califórnia, Estados Unidos). As imagens dos crânios de planejamento foram transferidas ao software Blender® 2.80 (Amsterdã, Holanda) para confecção do guia customizado em arquivo STL (Standard Triangle Language) e posterior impressão tridimensional (3D). A análise da acurácia do guia SODM se deu a partir da sobreposição da imagem de planejamento da maxila (CT0) à reconstrução tomográfica 3D pós-operatória (CT1). As diferenças médias entre elas foram quantificadas nos movimentos  látero-lateral (X), ântero-posterior (Y) e vertical (Z), em seis diferentes pontos maxilares, sendo três ósseos e três dentários, para que uma avaliação mais criteriosa da acurácia fosse realizada de forma tridimensional. Para comparação entre as imagens de planejamento (CT0) e as pós-operatorias (CT1), optou-se pelo teste T-Studant em cada um dos seis diferentes pontos e movimentos realizados. Para cada análise, a normalidade foi testada previamente através do método de Shapiro-Wilk. Em caso de anormalidade dos valores amostrais, utilizou-se o teste de Wilcoxon em substituição. Outra análise a ser utilizada nesta pesquisa será o método de Bland e Altman com intervalo de confiança de 95%, para avaliação gráfica da equivalência entre CT0 e CT1. De acordo com os nossos resultados parciais pelo teste T-Studant e Wilcoxon, a melhor acurácia do guia SODM se deu nos movimentos látero-lateral e vertical. No entanto, mais análises precisarão ser realizadas para que o mesmo possa ter a sua precisão e estabilidade cirúrgica validadas pela pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Presidente - 379.918.172-53 - JOSE THIERS CARNEIRO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - RADAMES BEZERRA MELO
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 00:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1