Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA GUERREIRO RODRIGUES COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA GUERREIRO RODRIGUES COUTO
DATA: 14/06/2022
HORA: 17:00
LOCAL: PPGO presencial
TÍTULO:

"Comparação das fraturas em osteotomias do tipo sagital convencional e modificada por Wolford. Um ensaio laboratorial de tração em mandíbulas de cadáveres".


PALAVRAS-CHAVES:

Osteotomia, Osteotomia Sagital do Ramo Mandibular, Cirurgia Ortognática


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A osteotomia sagital do ramo mandibular (OSRM) é a osteotomia mais comumente realizada para resolução de casos complexos de deformidades dentofaciais, durante a cirurgia ortognática, devido oportunizar movimentos cirúrgicos de avanço e recuo mandibular. Este procedimento, de alta perícia técnica, foi popularizado por Trauner e Obwegeser em 1957, e modificada até os dias atuais para que a mesma minimize intercorrências  operatórias.

 

Dessa forma, o objetivo desta pesquisa tem o intuito de comparar dois tipos de osteotomias e quantificar qual a menor força de separação durante a fratura , levando a menores chances de intercorrências durante e após a cirurgia ortognática. A metodologia deste estudo visa realizar, através de uma pesquisa randomizada, osteotomias em ambos os lados de 60 mandíbulas de cadáveres humanos, totalizando 120 osteotomias, separadas em 2 grupos: Grupo 1 – 60 osteotomias do tipo sagital convencional; Grupo 2 - 60 osteotomias do tipo sagitais modificada por Wolford. As mesmas serão submetidas a ensaio de tração na Máquina Universal de ensaios KRATO para mensuração da força de tração durante a separação das mesmas e para identificar fraturas indesejadas, assim como o padrão dessas fraturas.

 

Como resultados esperamos ter menor força de separação nos grupos da osteotomia sagital modificada por apresentar corte em base mandibular, assim como menor frequência de fraturas indesejadas neste grupo pelo mesmo motivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIS RIBEIRO RIBEIRO
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Presidente - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/06/2022 10:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2