Notícias

Banca de DEFESA: MARIAH MESQUITA DE FIGUEIREDO CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIAH MESQUITA DE FIGUEIREDO CERQUEIRA
DATA: 20/06/2022
HORA: 08:30
LOCAL: PPGO – Faculdade de Odontologia (UFPA)
TÍTULO:

"Avaliação da influência da idade e do ambiente no comportamento exploratório e sugestivo de ansiedade em modelo experimental murino através dos testes Labirinto em Cruz Elevado e Campo Aberto"


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento, ambiente enriquecido, Labirinto em Cruz Elevado, Campo Aberto.  


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O envelhecimento é um processo fisiológico que ocorre ao longo da vida e, mesmo em condições normais, está atrelado a um declínio cognitivo e ao desenvolvimento de comportamentos, como ansiedade e depressão. Modelos animais experimentais vem sendo aplicados para melhor compreensão do comportamento ansioso, onde o tipo de ambiente dos alojamentos também são objeto de discussão, uma vez que um ambiente rico em estímulos parece exercer efeitos positivos na aprendizagem e na memória, diminuir os níveis de ansiedade e colaborar com uma maior atividade exploratória. Assim, com o objetivo de investigar, em modelo experimental murino, as influências da idade e do ambiente no comportamento exploratório e sugestivo de ansiedade, 80 camundongos suíços albinos foram criados em dois diferentes ambientes: ambiente padrão (AP) e ambiente enriquecido (AE). Dentro de cada ambiente, os animais foram divididos em três idades: 6 meses, 12 meses e 18 meses, representando camundongos jovens, adultos e senis, respectivamente. Ao final de cada janela temporal, os testes de Labirinto em Cruz Elevado (LCE) e Campo Aberto foram utilizados para avaliar os comportamentos sugestivos de ansiedade e a atividade exploratória. Os resultados do LCE demonstraram que, tanto a idade quanto o ambiente, foram capazes de influenciar a atividade exploratória, porém, o mesmo não foi identificado pelo teste de Campo Aberto. No LCE, aos 18 meses, os animais do ambiente padrão apresentaram uma maior atividade exploratória; ao se considerar apenas o ambiente enriquecido, observou-se uma diminuição da atividade exploratória dos animais de 18 meses quando comparados aos de 6 e 12 meses. Em relação ao comportamento sugestivo de ansiedade, não foram identificadas influências significativas tanto da idade quanto do ambiente em ambos os testes. Assim, considerando o teste LCE, conclui-se que a idade e o ambiente são capazes de influenciar os padrões de atividade exploratória. No entanto, as divergências entre os resultados do teste LCE e Campo Aberto requerem uma melhor avaliação acerca dos parâmetros analisados em cada um dos testes.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES
Externo ao Programa - 2375270 - ROSEANE BORNER DE OLIVEIRA
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 15:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1