Notícias

Banca de DEFESA: ANDERSON COSTA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON COSTA DE SOUSA
DATA: 19/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EFEITO DO ETANOL NA ADESÃO DOS BIOCERÂMICOS EM CANAIS MEDICADOS COM HIDRÓXIDO DE CÁLCIO:  ESTUDO IN VITRO



PALAVRAS-CHAVES:

Hidróxido de cálcio, EDTA, Etanol.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Objetivo: A adesão do cimento obturador à dentina pode sofrer influência das soluções utilizadas durante o tratamento endodôntico. O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a resistência de união do cimento biocerâmico, Bio-C Sealer, à dentina de dentes medicados previamente com pasta de hidróxido de cálcio, utilizando diferentes soluções irrigadoras, como protocolo final de irrigação, no momento anterior a etapa da obturação. 

Metodologia: Foram feitos discos (±2mm) do terço médio de raízes palatina do primeiro molar superior, que tiveram o canal padronizado em 1,4 mm e medicado com pasta de hidróxido de cálcio (HC), com exceção do grupo controle, por 07 dias. Em seguida, os espécimes foram divididos em 05 grupos distintos (n=15), de acordo com protocolo de irrigação final (Sem medicação (C), Hipoclorito de sódio 2,5% (HS), EDTA 17% (EDTA), Etanol 70% (ETH) e Álcool Isopropílico 70% (IA)). Depois, os dentes foram obturados com cimento biocerâmico Bio-C Sealer e após uma semana, foi realizado avaliação da resistência de união através do teste push-out e análise do tipo de falha de adesão por lupa estereomicroscópica com ZOOM 4.5x. Os dados foram coletados e sua normalidade analisada pelo teste Shapiro-Wilk. O teste de KruskalWallis com pós-teste de Dunn foram aplicados. 

Resultados: O maior valor da resistência de união foi do etanol 70% (10.0 MPa) e o menor do álcool isopropílico (2.79 MPa). O grupo sem medicação não apresentou diferença estatisticamente significante em relação aos grupos medicados, com exceção do IA. Entre os grupos que receberam medicação de HC, o IA apresentou menor valor do que os grupos ETH e HS (p<0.05). O grupo ETH apresentou maior adesão do que o EDTA (p<0.05). O padrão de falha predominante nos grupos (C), HS e ETH foi o coesivo.

Conclusão: A aplicação prévia de HC não afeta a adesão do Bio-C Sealer à dentina de canais que receberam como irrigação final o etanol 70%, EDTA e HS. 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Flares Baratto Filho
Presidente - 1640163 - PATRICIA DE ALMEIDA RODRIGUES
Externo à Instituição - PAULA MENDES ACATAUASSÚ NUNES
Notícia cadastrada em: 28/04/2022 22:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1