Notícias

Banca de DEFESA: LINDALVA MARIA DE MENESES COSTA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDALVA MARIA DE MENESES COSTA FERREIRA
DATA: 01/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE INFORMÁTICA DO PPGCF
TÍTULO:

Obtenção, caracterização e microencapsulação de extratos ricos em antioxidantes naturais a partir do co-produto das amêndoas do tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.)


PALAVRAS-CHAVES:

produtos naturais; tucumã; microencapsulação.


PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo obter o extrato microencapsulado rico em antioxidantes naturais a partir do co-produto das amêndoas do tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) empregando a técnica de nebulização spray drying e utilizando a maltodextrina como agente microencapsulante, visando o aproveitamento deste para o enriquecimento nutricional. Neste sentido, foram avaliados o pó (composição nutricional e parâmetros físico-químico) e o extrato bruto e microencapsulado (parâmetros físico-químico, determinação dos compostos bioativos por espectrofotometria e avaliação da atividade antoxidante). Assim, o pó apresentou teores elevados de macronutrientes, como proteínas lipídeos e com destaque para os carboidratos e fibras FDA, com isso, este pode ser incluído na dieta como alimento fonte de macronutrientes e uma ótima alternativa para o enriquecimento de produtos alimentícios afim de elevar o seu valor nutricional com uma matéria prima de baixo custo. O extrato bruto, demonstra teores significativos de compostos bioativos (polifenóis totais, flavonóides e taninos condensados) e consequentemente excelente atividade antioxidante para os dois métodos testados (DPPH e ABTS), além de boa estabilidade. Após a obtenção do extrato microencapsulado com diferentes concentrações de maltodextrina (5%,7,5% e 10%) foi demonstrado que o agente microencapsulante protegeu os compostos bioativos e manteve a atividade de interesse. A formulação que apresentou os melhores resultados para os compostos bioativos e atividade antioxidante foi a obtida com 5% de maltodextrina. Nesta perspectiva, o extrato microencapsulado do coproduto das amêndoas do tucumã possui elevado valor nutricional e potencial para aplicação em alimentos, principalmente pela sua capacidade antioxidante com possibilidade de utilização para o enriquecimento nutricional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2375693 - CAMILO BARROSO TEIXEIRA
Interno - 2197660 - FLAVIO DE VASCONCELOS
Presidente - 2492187 - JOSE OTAVIO CARRERA SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 27/06/2019 11:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1