Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA CRISTINA SILVA DA SILVA

DATA: 29/11/2017
LOCAL: Sala de informática do PPGCF

Atividade antileishmania e citotoxicidade de Copaifera reticulata Ducke

Aspidosperma eteanum; microteste; estudo fitoquímico

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O objetivo deste trabalho foi realizar estudos farmacognósticos, fitoquímicos e de atividade antiplasmódica de Aspidosperma eteanum Markgr. Para realização dos estudos farmacognósticos, utilizou-se os métodos de granulometria, determinação do pH, índice de espuma, teor de cinzas e perda por dessecação descritos na Farmacopéia Brasileira, V ed. O extrato etanólico (EEAE) foi obtido através da maceração exaustiva com etanol (96° GL), seguido de concentração em rotaevaporador. Em seguida, foi submetido à partição ácido-base, obtendo-se as frações de neutros (FNAE) e de alcaloides (FAAE), ao fracionamento pelo método de extração sob refluxo, obtendo-se quatro frações (FrHex, FrDcm, FrAcOET e FrMeOH) e a uma partição para a retirada de açúcar (FrLADcm e FrLMeOH). Além disso, o EEAE foi submetido ao fracionamento por cromatografia de sílica em coluna aberta utilizando misturas de solventes com polarida decrescente. O EEAE e frações foram submetidos à prospecção fitoquímica. O extrato e as frações provenientes da extração sob refluxo (FrHex, FrDcm, FrACoEt, FrMeOH) foram submetidas a cromatografia liquida de alta eficiência com detector de diodo (CLAE-DAD) e o EEAE, FrMeOH, FAAE, FrLADcm e a fração Fr38 foram analisadas por RMN 1H. Os resultados farmacognósticos encontrados estão de acordo com o que é preconizados pela Farmacopéia Brasileira V ed. (2010). O extrato etanólico obteve um rendimento de 5,92% e as frações FNAE e FAAE de 3,0% e 1,3% respectivamente. A prospecção fitoquimica revelou que a FAAE foi positiva para alcalóides mas a ánalise por ressonância, sugeriu tratar-se de ácidos graxos. Dentre as frações obtidas sob refluxo, a FrMeOH obteve maior rendimento (93,59%). A prospecção revelou cumarinas, esteroides e triterpenos, geninas flavonicas e heterosideos cardiotônicos e flavônicos no extrato e frações obtidas sob refluxo. Os resultados obtidos no CLAE-DAD revelara uma substancia de alta polaridade no EEAE, FrHex, FrDcm, FrAcOET e FrMeOH. O RMN 1H do EEAE e FrMeoH apresentaram sinais sugestivos de açúcares em δ 3,5-4,5 ppm referentes aos álcoois adjacentes e os ésteres que geralmente têm absorções no mesmo δ que a maioria dos álcoois (3,5-4,5). Como os sinais de açúcares interferem no aparecimento dos sinais de outros compostos, realizou-se uma partição com água, metanol e diclorometano para a retirada de açúcares do EEAE. A fração FrLAPDcm que obteve maior rendimento (2,6%) foi escolhida para avaliação por RMN 1H e apresentou sinal em δ 0,87 ppm (d; 6,9 Hz) atribuído aos hidrogênios da metila; o sinal δ 1,25 ppm (t, 6,6 Hz) referente aos hidrogênios de grupos metileno das cadeias alifáticas; O sinal δ 5,29ppm (s) aos hidrogênios olefínicos e o δ 3,95ppm (s) hidrogênios do grupo carbóxilo. O resultado sugere a presença de substâncias derivadas de ácidos graxos. Então, foi realizado o fracionamento em coluna aberta que resultou na obtenção de 12 frações e uma delas apresentou formação de cristais sendo escolhida para analise em RMN (fração Fr38-40; rendimento = 8%) e apresentou sinais em δ 0,90 ppm (t, 6,6 Hz) referentes a hidrogênios da metila; em δ 1,47 ppm (m) atribuído a hidrogênios de grupos metileno das cadeias alifáticas, o sinal em δ 3,49 ppm (s) que faz referencia aos hidrogênios do carbono do grupo carbóxilo e os sinais em δ 5,30 ppm (s) referente aos hidrogênios olefínicos. Estes resultados sugerem a presença de ácidos graxos do tipo éster metílico. Apesar do RMN 1H ter revelado a presença de açúcares e ácido graxo éster metílico, os espectros de UV revelam a possibilidade de que o extrato contenha outros metabólitos. Desta forma, o extrato será submetido a novas técnicas de fracionamento e analises para o isolamento do acido graxo e de outros metabolitos e o EEAE, frações e composto isolado serão submetidos a avaliação biológica através da metodologia do microteste.

Interno - 2197660 - FLAVIO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Presidente - 1219319 - MARIA FANI DOLABELA
Externo ao Programa - 1550069 - SANDRO PERCARIO