Banca de QUALIFICAÇÃO: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE
DATA: 12/09/2022
LOCAL: sala virtual

O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO:UM Estudo nas Universidades Federais da Amazônia Brasileira

Direitos Humanos, Extensão universitária;curricularização

ÁREA: Educação

O presente estudo tem como objetivo identificar o lugar dos Direitos Humanos na curricularização da extensão, analisando os processos que institucionalizam essa política nas universidades federais da região norte do Brasil. Justifica-se pelo entendimento de que os Direitos Humanos devem ocupar lugar assegurado no processo que institucionaliza a extensão universitária no currículo, por ser um importante instrumento para o alcance de uma formação cidadã, ética, emancipatória e em sintonia com as políticas de inclusão social. Por essa razão, parte-se do seguinte problema: qual o lugar dos Direitos Humanos nos processos de curricularização da extensão nas universidades públicas da Amazônia brasileira, previstos na Resolução CNE/CES n. 7/2018? Trata-se de uma pesquisa documental e de campo, cujo loci escolhido foram 7 (sete) Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), representando cada Unidade da Federação que compõe a região norte. A abordagem é qualitativa, utilizando-se da análise de Conteúdo, segundo as concepções de Bardin (2011). A pesquisa encontra-se em andamento, cujo resultados parciais são de que já há um indicativos, mesmo que mínimos de que as IES já vem atualizando seus PDI de modo a tratar sobre a matéria, contudo, ainda se buscará conhecer e analisar de forma aprofundada o trajeto percorrido para institucionalizar a curricularização da extensão universitária, inclusive por meio de documentos regulatórios, além de verificar quais as temáticas escolhidas e se vem ocorrendo a inclusão de discussões em Direitos Humanos nesse processo.

Externo ao Programa - 327930 - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS
Presidente - 891.446.864-04 - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMOES - UNIFAP
Externo à Instituição - MARIA DE NAZARÉ TAVARES ZENAIDE
Interno - 071.132.262-72 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA - UNIFAP