Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GLAUCIA PACHECO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GLAUCIA PACHECO MOREIRA
DATA: 31/03/2023
HORA: 09:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Análise dos Efeitos dos Setores ligados à Bioeconomia Bioecológica sobre a Economia Paraense: uma abordagem de insumo produto.


PALAVRAS-CHAVES:

Bioeconomia bioecológica; tabela de recursos e usos; análise de insumo produto; matriz de Leontief.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

Este estudo objetiva analisar os efeitos dos setores ligados à Bioeconomia Bioecológica sobre a economia paraense, a partir de uma abordagem de insumo produto. Após a definição dos setores a serem utilizados como expressão da magnitude da bioeconomia no Estado, será realizada uma abertura, na Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Estado do Pará 2017, dessas atividades com o intuito de evidenciar a valoração das mesmas. Em seguida, será elaborada a matriz de Leontief envolvendo relações intersetoriais do setor, que subsidiarão a análise do grau de integração da bioeconomia com os demais setores da economia paraense. Espera-se que os resultados possam a vir demonstrar a importância do setor e dotar a gestão pública de informações e técnicas de mensuração dos impactos de políticas de desenvolvimento sustentável, através do fomento à atividade da Bioeconomia Bioecológica, para que a mesma possa ser um indutor mais eficiente na geração de produção, emprego e renda.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL NOGUEIRA SILVA
Presidente - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Interno - 2423422 - HARLEY SILVA
Externo à Instituição - SERGIO CASTRO GOMES
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 11:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1