Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCINDO ANTONIO DA SILVA CAVALCANTE

DISCENTE: ALCINDO ANTONIO DA SILVA CAVALCANTE
DATA: 27/05/2022
LOCAL: BELÉM-GOOGLE MEET

Desafios do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPA como agente interlocutor entre universidade e mercado: estudo de caso sobre a Universitec.

Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT; Sistema Regional de Inovação; Lei de Inovação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

Na conjuntura atual em que a inovação é fator estratégico para a competitividade de empresas e países, as parcerias universidade-empresa emergem como solução para a transferência de conhecimento e tecnologia. Para intermediar essa cooperação surgem os Núcleos de Inovação Tecnológica. A estruturação dos NIT foi estimulada em dezembro de 2004, com a promulgação no Brasil da Lei nº 10.973, chamada Lei da Inovação, dispondo sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. A promulgação dessa Lei Federal foi muito saudada por profissionais da área pelo seu potencial de impulsionar efetivamente a criação e a gestão da inovação tecnológica no país. Este estudo visa analisar os desafios enfrentados pela Universitec - Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPA – como interlocutor entre universidade e mercado. Nesse contexto, este estudo descreve quais fatores delimitam a capacidade de inovação da Universitec/PIEBT e como se dá a sua inserção em nosso Sistema Regional de Inovação imaturo. Verifica se a Universitec/PIEBT são atores importantes para impulsionar a Ciência e Tecnologia no Estado do Pará, enquanto canais de interligação entre Academia e Sociedade. O estudo descreve de que forma o Sistema Regional de Inovação favorece o desenvolvimento da Universitec/PIEBT na região e como a Universitec, por sua vez, como agente do Sistema Regional de Inovação, favorece o desenvolvimento do Sistema como agente de interlocução entre o SRI e a sociedade. Para isso, será realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica e em fontes documentais, além da coleta de depoimentos em entrevistas semi-estruturadas com stakeholders, utilizando questionários onde serão coletados dados primários e secundários.

Interno - 2323825 - DOUGLAS ALCANTARA ALENCAR
Presidente - 2320851 - LEANDRO MORAIS DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 3268477 - WALLACE MARCELINO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 10:08