Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA ABRAHAM DE ASSIS SOUSA

DISCENTE: BIANCA ABRAHAM DE ASSIS SOUSA
DATA: 18/10/2019
LOCAL: Sala 1 do PPGG

CARACTERIZAÇÃO MORFOSEDIMENTAR DA PRAIA DO CARIPI (BARCARENA/PA) APÓS A CONSTRUÇÃO DA NOVA ORLA

Morfodinâmica de praia, Estuário, Gerenciamento Costeiro, Obras de Proteção Costeira.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia

Praias estuarinas são caracterizadas por serem ambientes de transição entre mar e rio que permitem depósitos de sedimentos como areia e cascalho, onde a força das ondas associadas a correntes fluviais e de marés retrabalham os sedimentos levando a um nível adicional de complexidade na morfodinâmica praial. Estas praias são comuns na zona costeira amazônica e alvo de diversas ações antrópicas devido a ocupação humana através da urbanização, turismo e instalações portuárias. O trabalho a ser realizado objetiva analisar a morfologia e sedimentação atual da praia estuarina do Caripi (município de Barcarena, Estado do Pará), no intuito de verificar as alterações em sua dinâmica praial, principalmente em consequência da recente obra de contenção de erosão na praia finalizada em 2019. Pretende-se comparar dados coletados em 2015 e 2016, com dados atuais (2019-2020), pós-construção da nova orla e, verificar se houve consonância com as normas e diretrizes do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC II), além de avaliar se ainda persiste a vulnerabilidade e risco à erosão em trechos distintos da praia. A pesquisa será realizada pelo Laboratório de Oceanografia Geológica da Universidade Federal do Pará (LABOGEO/UFPA) em parceria com o Laboratório de Geologia de Ambientes Aquáticos da Universidade Federal Rural da Amazônia (LGAA/UFRA), responsável pelos dados anteriores. Serão realizados trabalhos de campo durante um período sazonal (set/2019, dez/2019, mar/20 e jun/20), onde ocorrerá a coleta de sedimentos superficiais na face praial e dados topográficos com o uso de Estação Total, modelo RUIDE RTS-822R³. Tais dados serão comparados à pesquisa já realizada em 2015 e 2016, antes da construção da nova orla. Espera-se verificar modificações morfológicas atuais na praia e averiguar se a obra de proteção costeira implantada teve implicações favoráveis ou não para o problema de erosão costeira local.

Externo à Instituição - DIEGO DE ARRUDA XAVIER
Externo ao Programa - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Presidente - 2312334 - LEILANHE ALMEIDA RANIERI
Interno - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI