Banca de DEFESA: EDILSON ALVES DE ASSIS

DISCENTE: EDILSON ALVES DE ASSIS
DATA: 04/12/2021
LOCAL: UFPA Bragança (Sala Virtual: meet.google.com/afh-vazr-uaw )

Construções geométricas: uma proposta para o ensino e aprendizagem em geometria plana

Ensino de matemática. Geometria. Construções geométricas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como objetivo trazer uma proposta pedagógica em relação ao ensino da geometria através das construções geométricas, trabalhando gradualmente problemas adequados aos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio. O significado matemático ́é obtido estabelecendo conexões entre ideias matemáticas em discussões particulares e outros conhecimentos pessoais do indivíduo, e a geometria está presente no dia a dia dos alunos, com uma metodologia didática que ́é o uso das construções geométricas. Assim, o estudo justifica-se para buscar aliar o ensino da geometria através das construções geométricas, justificando cada processo construtivo usando os conhecimentos básicos da geometria euclidiana, como axiomas, proposições, teoremas dentre outros, fazendo com que os alunos possam assimilar melhor os conteúdos em geometria. Traz também a resolução de problemas sem o uso da ́álgebra, porém, em casos mais complexos seu uso se faz necessário. Metodologicamente, descrito o trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa como tipo de investigação.

Presidente - 2445364 - CARLOS ALESSANDRO DA COSTA BALDEZ
Interno - 661.455.202-30 - GLAUCO LIRA PEREIRA - IFPA
Interno - 1570295 - MARIA AUGUSTA RAPOSO DE BARROS BRITO
Externo ao Programa - 1549633 - SEBASTIAO MARTINS SIQUEIRA CORDEIRO