Banca de DEFESA: JACKSON ROBERTO CARVALHO DE SOUZA

DISCENTE: JACKSON ROBERTO CARVALHO DE SOUZA
DATA: 26/06/2021
LOCAL: UFPA - Campus Universitário de Bragança (Sala Virtual da Plataforma Google Meet)

UMA PROPOSTA DE ENSINO DO TEOREMA DE MORLEY NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Teorema de Morley; GeoGebra; Origami; Tangram de Morley.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho objetiva a aplicação, com base nos princípios do Teorema de Morley, do programa “GeoGebra”, da técnica japonesa Origami e do jogo chinês Tangram, no ensino da matemática ao longo do regime escolar básico, sobretudo no Ensino Médio, com o intuito de evidenciar a importância da teoria por intermédio da utilização de ferramentas lúdicas em uma nova versão. Com base nessa perspectiva, o trabalho foi desenvolvido a partir dos estudos de ISAACS (2003) e de SILVA (2015), posteriormente, houve a elaboração de uma oficina, aplicada na C.E Prof. João Teixeira Sousa Anexo I, pertencente à rede escolar pública. Por conseguinte, constituiu-se uma proposta de ensino diversificada, dotada de sugestões de como o teorema pode ser trabalhado no ambiente escolar, mediante o uso de métodos tradicionais e tecnológicos - portanto, variados – com adaptações oriundas do Teorema de Morley, a saber, a criação do “Tangram de Morley” e, por meio do Origami, a trissecção dos ângulos do triângulo. A produção desta pesquisa visa à valorização do Teorema, uma vez que, mesmo sendo imprescindível para os estudos ligados à Geometria, ainda sofre pela sua ínfima popularização, inclusive no meio acadêmico.

Presidente - 2190513 - EDSON JORGE DE MATOS
Interno - 1723421 - MARCOS LAZARO DE SOUZA ALBUQUERQUE
Externo ao Programa - 2190505 - JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 14:58