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Banca de DEFESA: PAULO ALEXANDRE MOTA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ALEXANDRE MOTA DO NASCIMENTO
DATA: 26/06/2021
HORA: 10:00
LOCAL: SALA VIRTUAL DA PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E AS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Educação Matemática. Energias Renováveis.


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Os projetos que interligam as questões ambientais e o ensino escolar compreendem ferramentas de destaque para melhorar a situação social e a qualidade da vida humana, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Entretanto, o ensino da matemática atualmente vai à contramão dessa perspectiva e tem demonstrado resultados preocupantes que revelam as marcas de um trabalho sem significado para o aluno, mostrando a necessidade de reinventar metodologicamente o ensino para melhor compreensão dos conhecimentos matemáticos e contextualização do aluno nos assuntos ambientais. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem por objetivo geral utilizar conceitos e conteúdos de matemática no ensino médio a fim de inserir os alunos no contexto da sustentabilidade energética e como objetivos específicos avaliar a concepção dos alunos sobre o tema energia, utilizar conteúdos matemáticos para que os alunos criem uma percepção crítica sobre seu consumo residencial de energia, e executar um projeto de matemática e educação ambiental que desenvolva atividades metodológicas para o ensino médio, explorando o uso das energias renováveis. Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Domingas da Costa Sousa”, localizada na zona rural do município de Bragança, PA. Como metodologia científica, optou-se pela pesquisa-ação devido ao caráter participativo. A sequência didática desta pesquisa foi composta por oito atividades distribuídas em 27 aulas, com duração de 45 minutos. Os discentes do 3º. ano foram capazes de formar conceitos sobre energia e meio ambiente, bem como trabalhá-los dentro dos conceitos de matemática, como: equações lineares; média; porcentagem. Para além de analisar os seu consumos de energia, os estudantes conseguiram aplicar os seus conhecimentos na análise de sistemas voltaicos, calcular potência, probabilidade, custo, e dominaram a interpretação destes. Todos os alunos que possuem tarifa classificada como baixa renda (16 discentes) verificaram que o valor de kWh é igual a R$0,2294 para consumo em até 30 kWh. O valor de R$0,3932 foi identificado por 14 destes alunos para um consumo entre 30 e 70 kWh. No contexto da matemática e empreendedorismo, os discentes conseguiram dimensionar um projeto de sistema fotovoltaico e apresenta-lo ao professor. Os discentes demonstraram ter absorvido o aprendizado na construção e apresentação de maquetes que representaram as diferentes fontes de energia, seus benefícios e malefícios. A metodologia de ensino aplicada aos alunos obteve grande aceitação e envolvimento deles em relação à proposta. A interdisciplinaridade e a contextualização tornaram o aprendizado mais significativo, participativo e atraente


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2190513 - EDSON JORGE DE MATOS
Externo à Instituição - MARCELO COSTA SANTOS
Presidente - 1723421 - MARCOS LAZARO DE SOUZA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 19:51
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