Banca de DEFESA: JULIO CEZAR ARAUJO NASCIMENTO

DISCENTE: JULIO CEZAR ARAUJO NASCIMENTO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: UFPA - Campus de Bragança - Sala 04 Bloco II

UMA APLICAÇÃO LÓGICA DO CARTEADO DA DIVISIBILIDADE E DA CONGRUÊNCIA MODULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR.

Divisibilidade; Divisão Euclidiana; Critérios de Divisibilidade; Carteado da divisibilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta dissertação apresenta uma aplicação lógica do carteado da divisibilidade e da congruência modular na educação básica e no ensino superior, partindo da problemática encontrada nas operações de divisão e suas ramificações desde o ensino fundamental e até o nível superior. O objetivo deste trabalho é apresentar o Carteado da Divisibilidade e da Congruência Modular como estratégia criativa e inovadora para serem utilizados no ensino básico podendo ser estendida ao ensino superior, oferecendo aos docentes de ambos os ciclos um material de baixo custo e de fácil aplicação para as aulas de critérios de divisibilidade nos níveis Fundamental II e Médio, bem como o de promover uma análise dos critérios de divisibilidade através da congruência modular no ensino superior, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo como fonte de pesquisas para novos trabalhos acadêmicos. O mesmo foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica para fortalecer o fundamento teórico acerca da divisibilidade, divisão euclidiana, critérios de divisibilidade e congruência modular. Neste sentido, foi elaborado o jogo carteado da divisibilidade e da congruência modular com intuito de amenizar as dificuldades dos alunos na operação de divisão, sendo aplicado em quatro turmas: duas turmas de ensino fundamental e duas turmas de ensino médio. A aplicação do carteado ofereceu ao aluno um mecanismo de ensino e fortalecimento do conteúdo de divisão e critério de divisibilidade de maneira atraente e divertida.

Externo à Instituição - ANDREIA GOMES PINHEIRO
Interno - 1706858 - EDILENE FARIAS ROZAL
Interno - 2190513 - EDSON JORGE DE MATOS
Presidente - 2331230 - MARLY DOS ANJOS NUNES