Banca de DEFESA: JOSE ANTONIO GOMES CAVALCANTE

DISCENTE: JOSE ANTONIO GOMES CAVALCANTE
DATA: 16/06/2020
LOCAL: https://join.skype.com/AvZKwQ1YsWWe

ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE APLICADA NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS SITUAÇÕES COTIDIANAS

Matemática. Análise Combinatória. Probabilidade. Resolução de problemas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho estuda Análise Combinatória e Probabilidade. Partindo de situações-problema introduzir os conceitos de Princípio Multiplicativo e suas consequências como Permutações e Combinações. Utilizar diferentes recursos para resolver problemas combinatórios como, por contagem direta, diagrama de árvore, tabelas de dupla entrada e Principio Multiplicativo, reconhecendo a necessidade do uso da multiplicação na resolução de problemas combinatórios e da divisão para reduzir agrupamentos repetidos. A partir de situações-problema possibilitar ao aluno a compreensão de que muitos dos fenômenos do cotidiano são de natureza aleatória; descrever espaço amostral e evento associado a um experimento aleatório. E a partir de experimentos e problemas propostos definir probabilidade e suas aplicações na resolução de problemas diversos. Aspectos iniciais da teoria são mostrados bem como exemplos para facilitar sua compreensão. O trabalho é direcionado principalmente a capacitação de professores de matemática e a estudantes do Ensino Médio que queiram dominar a teoria e aprender técnicas e estratégias para resolver problemas de Análise Combinatória e Probabilidade.

Presidente - 2190537 - AUBEDIR SEIXAS COSTA
Externo ao Programa - 2190505 - JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
Interno - 1549633 - SEBASTIAO MARTINS SIQUEIRA CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 12/06/2020 15:39