Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA DE SOUZA FIGUEIREDO

DISCENTE: MONICA DE SOUZA FIGUEIREDO
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Por webconferência

TRILHA METODOLÓGICA PARA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Pós-Graduação. Avaliação. Gestão do Relacionamento com Egressos. Trilha Metodológica.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O presente relatório de qualificação, apresentado como requisito para o exame de qualificação do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará – PPGCIMES/ UFPA está dividido em duas partes. A Parte I contém a trajetória acadêmica da discente no PPGCIMES, seu histórico acadêmico, as disciplinas cursadas e de que forma estas contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Além disso, constam também o registro das atividades complementares desenvolvidas pela discente e o estágio supervisionado que está em andamento na Diretoria de Pós-Graduação da UFPA. Na Parte II consta o aporte teórico levantado até o momento, o contexto da pesquisa, a justificativa e a relevância do trabalho, a proposta de produto, metodologia e resultados esperados. No decorrer do diagnóstico do contexto desta pesquisa, a saber a Pós-Graduação na UFPA, ficou claro que a pós-graduação é um cenário complexo, que a gestão do relacionamento com egressos tem ganhado destaque nas discussões sobre a gestão e a avaliação da pós- graduação no Brasil, ainda que, na UFPA, o tema ainda esteja incipiente. A presente pesquisa, assim, apresenta a seguinte questão norteadora: Como auxiliar os coordenadores e secretários dos PPGs da UFPA a potencializar as ações de gestão do relacionamento com egressos dos seus respectivos programas? Para buscar propor uma solução que contribua para a reflexão e desenvolvimento da temática na UFPA, a pesquisa tem o intuito de desenvolver uma proposta de trilha metodológica para auxiliar na gestão do relacionamento com egressos da pós- graduação na Universidade Federal do Pará. O aporte teórico baseou-se no estudo da história da pós-graduação no Brasil, nos conceitos sobre o termo “egresso”, em como se dá essa vinculação entre o ex aluno e a instituição, e como essa relação pode ser fomentada desde o momento do ingresso. Outro eixo de estudo foi a pesquisa sobre a pós-graduação na UFPA, seu papel em âmbito nacional e regional, e o levantamento do perfil dos coordenadores e secretários de pós-graduação, que se configuram como principal público na pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica e documental, estado da arte e levantamento do perfil do público. Os próximos passos são o levantamento de informações sobre relacionamento com egressos nos relatórios Coleta Capes 2020 dos PPGs da UFPA e o mapeamento de estratégias já utilizadas para gestão do relacionamento de egressos na UFPA, no Brasil e nas universidades de referência no mundo. Para desenvolvimento da trilha metodológica, a decisão foi estabelecer quatro etapas de trabalho: dinâmicas voltadas para o pré-ingresso, o meio do curso (período de qualificação), o momento logo após a conclusão do curso (defesa) e ações voltadas para os egressos. Os resultados esperados são o desenvolvimento de uma trilha metodológica que proponha dinâmicas para auxiliar os PPGs no processo de gestão de relacionamento com egressos e na busca pela melhoria da sistematização dos dados dos PPGs (e, consequentemente, da instituição). Há também a intenção de contribuir para um entendimento mais claro sobre o impacto social dos egressos na sociedade, contribuir com a discussão sobre o tema na Universidade e, talvez, com uma futura política institucional de relacionamento com egressos.

Externo à Instituição - ANA MARIA ALVES CARNEIRO DA SILVA
Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Externo ao Programa - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Presidente - 3619828 - SUZANA CUNHA LOPES