Banca de DEFESA: RODRIGO RAFAEL RODRIGUES DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: RODRIGO RAFAEL RODRIGUES DA SILVA FERREIRA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Por webconferência

SOM EM BLOCOS: MÉTODO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MUSICAL A PARTIR DE PROGRAMAÇÃO EM MIDI

Método. Informática na educação. Computação musical. Programação em MIDI. Musicalização. Autoaprendizagem.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho de dissertação apresenta a concepção e o desenvolvimento de SOM EM BLOCOS: Método para construção de conhecimento musical a partir de programação em MIDI. A concepção deste método tem como essência a música, em consonância aos avanços tecnológicos no campo dos softwares e no ensino aprendizagem no âmbito musical através de programações, em específico, programação em MIDI. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral, desenvolver um método de auxílio à musicalização de graduandos de Produção Multimídia baseado em interface de softwares de produção musical (DAW) e como objetivos específicos: auxiliar que estudantes de graduação sem instrução musical formal no processo de criação de suas próprias composições musicais, para usá-las como trilhas sonoras, tendo como base composicional elementos de música eletrônica; fomentar processos de musicalização de alunos de graduação por meio de ferramentas digitais, sem a necessária presença de instrumentos musicais convencionais; qualificar e melhor embasar potenciais processos de autoaprendizagem de alunos de graduação e por último, apresentar formas iniciais e experimentais de aplicação do método para professores do Ensino Superior. Para a construção do referido método utilizamos como referência os textos de Keith Swanwick, Èmile-Jacques Dalcroze, Paulo Freire, Ausubel, Jean Piaget e Seymour Papert. Deste modo, o trabalho está estruturado da seguinte forma: Apresentação da trajetória de desenvolvimento do método, embasamento teórico, características de funcionamento do método e por fim, as primeiras experiências de sua aplicação. O método chama-se SOM EM BLOCOS, devido a seus princípios basearem-se na visualização gráfica dos elementos musicais que as DAWs propiciam, levando o aprendente a manipular blocos de informações musicais como se fossem peças de um jogo de montar. O método beneficia-se da estrutura musical, estética e técnicas de produção da música eletrônica, pelas repetições, influência do minimalismo e ostinatos, que favorecem a composição musical a partir de células rítmicas e frases melódicas simples, ideal para o exercício do músico compositor iniciante. Conclui-se que o método apresenta uma boa eficácia como instrumento de musicalização, levando o aprendente a assimilar conceitos fundamentais da música, pela prática da composição, sem a presença de instrumentos convencionais ao ensino inicial de música.

Externo ao Programa - 2126148 - ANDRE LUIS VILLA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2534369 - CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS PIRES
Presidente - 1153266 - MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
Interno - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI