Notícias

Banca de DEFESA: ANA CLEIA MACIEL BAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLEIA MACIEL BAIA
DATA: 27/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

DIGITALIZAÇÃO DE REPERTÓRIO PARA ENSINO DE HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO SOFTWARE DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Software; Processo de ensino; Língua Inglesa.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente trabalho de dissertação apresenta o processo de desenvolvimento, testagem e resultados sobre a concepção de um Acervo de Tarefas adaptado no software educativo SIEL. Tal Acervo foi pensado para auxiliar docentes no ensino superior de Língua Inglesa na disciplina Língua Inglesa I, que é marcado pelo ensino tradicional o que instigou a minha reflexão sobre tal método de instrução, por meio da minha própria experiência como aluna dos subsídios bibliográficos. A metodologia utilizada segue o percurso das seguintes fases: pesquisa bibliográfica; adaptação do software SIEL; conceber a proposta; coleta de dados; validação da sessão e materialização do produto. Para a materialização do produto, buscou-se trabalhos correlatos pertinentes a pesquisa para corroborar com esta dissertação, ao identificar as afinidades e diferentes visões sobre o uso de softwares no ensino e aprendizagem de línguas. Em seguida, ocorreu o desenvolvimento das sessões do SIEL adaptadas para o ensino de Língua Inglesa, apresentando a variação metodológica na ferramenta Matching-to-Sample (MTS) e Constructed Response MTS (CRMTS). Posteriormente, realizou a concepção do Acervo de Tarefas e como o software não é tão simples de ser usado foi pensado também como proposta um Caderno de Orientação para o docente, assim, possibilitando a construção de novas sessões, de acordo com a necessidade do professor. A testagem e validação do produto se deu a partir de uma das sessões desenvolvidas e foi feita com professores de Língua Inglesa já formados no curso de Letras-Língua Inglesa, já que não foi possível avaliar com grupos de alunos devido à pandemia. Os resultados da testagem foram obtidos através de um questionário no Google Forms. Em seguida, é possível discorrer sobre os resultados observando que a adaptação do Acervo de Tarefas tem potencialidade de contribuição para o ensino e os docentes têm grande interesse em utilizá-lo em suas aulas para aprimorar as habilidades. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2184858 - DIONNE CAVALCANTE MONTEIRO
Interno - 7327537 - JOSE MIGUEL MARTINS VELOSO
Externo ao Programa - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 22/07/2021 13:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1