Banca de QUALIFICAÇÃO: THALITA MONTENEGRO DE ANDRADE

DISCENTE: THALITA MONTENEGRO DE ANDRADE
DATA: 21/07/2021
LOCAL: Por webconferência

MANUAL PARA PRODUÇÃO DE APLICATIVO ACESSÍVEL: uma contribuição para pedagogos em formação para atuar com alunos com Síndrome de Down

Manual. Aplicativo Acessível. Síndrome de Down. Ensino Superior. Pedagogia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Este relatório de qualificação está dividido em duas partes. A primeira descreve a trajetória acadêmica do discente-pesquisador destacando os dados pessoais, o histórico escolar, as disciplinas realizadas e as atividades acadêmicas e científicas principais. A segunda parte apresenta a proposta de pesquisa em si, que tem como título: “Manual para produção de aplicativo acessível: uma contribuição para pedagogos em formação para atuar com alunos com Síndrome de Down”. A educação sistemática é uma troca e, portanto, necessita tanto do professor quanto do aluno. Investir no preparo da formação docente deve ser, portanto, voltada a atender uma sala heterogênea, principalmente o pedagogo que atuará com a modalidade Educação Especial. Dentre os tipos de alunos com Deficiências, público-alvo da Educação Especial, a Síndrome de Down/Deficiência Intelectual nos chamou mais a atenção por ser pouco discutida, e ser um público que requer habilidades específicas voltadas à acessibilidade e o preparo do pedagogo é de fundamental importância para o sucesso da inclusão escolar. O estudo propõe, a partir deste contexto, a seguinte questão foco: um manual pode contribuir com a formação inicial de estudantes da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia por meio da produção de aplicativos acessíveis para atender alunos com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual? Ancorados a esta questão-foco, temos como objetivo geral criar um manual para contribuir com pedagogos em formação sobre a produção de aplicativos acessíveis auxiliares no processo de ensino a alunos com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual. Como forma de alcançar os objetivos, a metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa mediante realização de oficina e questionário como instrumentos de avaliação e aprovação do Manual. Espera-se que o Manual possa contribuir para a produção de aplicativos que possam servir como Tecnologia Assistiva, visando eliminar barreiras encontradas nas escolas para o público SD/DI na aprendizagem de conteúdos diversos executados pelos professores em formação ou já formados.

Externo à Instituição - ANDRÉA DA SILVA MIRANDA
Presidente - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Interno - 579.986.202-34 - SANDRO ADALBERTO COLFERAI - UFAM
Notícia cadastrada em: 17/07/2021 19:58