Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA DIAS DE FREITAS

DISCENTE: CAMILLA DIAS DE FREITAS
DATA: 19/07/2021
LOCAL: Por webconferência

TELELIBRAS: FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Libras. Telegram. Educação Superior. Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Este relatório está organizado em duas partes. A primeira parte trata da trajetória da discente, que durante o curso de Pós-graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior houve a participação nas disciplinas obrigatórias Criatividade e Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem, e em oficinas pedagógicas optativas de escrita e de produto, totalizando quatro disciplinas. Além da participação em eventos, cursos e programações que tiveram relação e relevância para a construção deste projeto. A segunda parte contém as informações da proposta de estudo, que tem como objetivo a utilização do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram como ambiente de ensino e aprendizagem com a finalidade de servir de suporte didático alternativo para auxiliar os alunos dos cursos de licenciatura a complementarem os seus conhecimentos acerca da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante o ensino desta atividade curricular. Para o aporte teórico ancorou-se em Silva e Brito (2018), Soares (2014), Benassi, Duarte, Padilha (2012), Campello (2007), Lacerda et al. (2011) e Vlad Petre Gla ̆veanu (2013). A metodologia da pesquisa foi através da abordagem qualitativa, com a técnica de aplicação de um questionário semiestruturado aos estudantes na aplicação do produto na sala de aula e o lócus da pesquisa ocorrerá em uma turma do curso de Letras Libras/LP da Universidade Federal do Pará-UFPA. O processo por trás do produto proposto ocorrerá através de um chatbot, que se trata de um robô conversacional, que enviará materiais aos discentes com orientações e atividades com alguns temas básicos e introdutórios da Libras. O procedimento do produto ocorrerá com a construção do protótipo do aplicativo, a aplicação do produto em uma sala de aula (remota ou híbrida) e a análise e validação do produto. O resultado esperado é criar um produto educacional que, através do Telegram, sirva como ferramenta para auxiliar os alunos dos cursos de licenciaturas a complementarem os seus conhecimentos sobre temas introdutórios de Libras durante o ensino desta disciplina.

Externo ao Programa - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Presidente - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Interno - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
Notícia cadastrada em: 17/07/2021 19:51