Banca de DEFESA: ELOY SHUNPPEI KAMEYAMA

Ensino de Matemática, Geometria Espacial de Posição, GeoGebra

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
O presente trabalho investigou a influência do ensino de Matemática aliado a um recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial. O objetivo foi compreender em que medida o software GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de conteúdos da Geometria Espacial de Posição em um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Um roteiro foi previamente elaborado para que a aplicação da metodologia pudesse, em nosso entender, ocorrer de forma mais fluida. O processo consistiu em dois momentos: ministrar uma aula de conteúdo de Geometria Espacial de Posição utilizando o software GeoGebra, e; realizar atividades utilizando o aplicativo GeoGebra 3D em smartphones. Para se ter indicações do grau de contribuição desta metodologia, dados foram coletados por meio de observações ao longo do trabalho, juntamente com a aplicação de testes e questionários. Concluímos que a utilização do recurso tecnológico em sala de aula, principalmente o uso de smartphones, elevou o nível de interesse pelo estudo da matemática, resultando também em uma melhor compreensão do conteúdo.

Externo à Instituição - GLAUCO LIRA PEREIRA
Externo ao Programa - 1736764 - HERCIO DA SILVA FERREIRA
Interno - 2434426 - ROBERTA MODESTO BRAGA
Presidente - 2333781 - VALDELIRIO DA SILVA E SILVA