Banca de DEFESA: EDER ARAUJO DA SILVA

DISCENTE: EDER ARAUJO DA SILVA
DATA: 16/03/2021
LOCAL: WebConference RNP

MÉTODOS ALTERNATIVOS DE CÁLCULOS NA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: PARA ALÉM DOS ALGORITMOS USUAIS DA ARITMÉTICA

aprendizagens. Métodos alternativos. Multiplicação. Divisão.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Tendo em vista que, muitas vezes, quando o professor se depara com alunos nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio com dificuldades em realizar as operações básicas, geralmente multiplicação e, mais gravemente, divisão, por motivos diversos, tende a
repetir os conceitos e métodos usuais, sem uma reflexão se eles fazem ou não sentido aos alunos, dessa forma, pesquisa-se sobre o uso de métodos alternativos de cálculos na multiplicação e divisão, a fim de apresentar uma abordagem metodológica e prática como alternativa para os estudantes que não dominam os algoritmos usuais. Para tanto, é necessário traçar um perfil desses alunos com dificuldades e desenvolve uma proposta alternativa que vise reduzir ou eliminar tais dificuldades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica sobre como é desenvolvido o ensino dessas operações e as possíveis causas das dificuldades, comparando com os resultados do questionário com indagações sobre a sua relação com a matemática e seu contexto social. De posse dos dados, é proporcionado aos alunos momentos que visem apresentar, desenvolver e aplicar os métodos alternativos para as operações de multiplicação e divisão e ao final, comparar os resultados obtidos dos testes aplicados antes e depois da intervenção. Diante disso, verifica-se que se obteve um avanço significativo em relação à multiplicação mas que o mesmo não ocorreu da forma esperado em relação à divisão e na resolução de problemas relacionados, possivelmente por fatores que não foram levadas em consideração na aplicação, o que impõe a constatação de que é possível amenizar, ou até mesmo eliminar, as dificuldades enfrentada pelos alunos em realizar as operações, principalmente a multiplicação, sem demandar um tempo demasiadamente longo e com estímulos adequados, a operação de divisão pode ser desmitificada como de difícil compreensão e passar a ser utilizada de forma natural no contexto escolar.

Interno - 2184862 - ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
Interno - 2190498 - EDILBERTO OLIVEIRA ROZAL
Externo ao Programa - 1260926 - MANOEL SILVINO BATALHA DE ARAUJO
Presidente - 3570960 - SAMUEL LEVI FREITAS DA LUZ