Banca de DEFESA: PAULA CAROLINE DE MATOS MONTES

DATA: 09/03/2021
LOCAL: WebConference RNP

A Utilização do Geogebra no Ensino da Geometria Analítica

Avanços tecnológicos, Geometria analítica, Geogebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da geometria analítica utilizando o Geogebra como uma ferramenta auxiliar para uma melhor compreensão do tema, mostrando o quanto um recurso tecnológico pode ser de grande importância tanto para os professores quanto para os alunos. A escolha pelo software foi feita devido a facilidade de seu acesso e manuseio, além é claro de ser gratuito. Foi elaborada uma sequência de atividades de geometria analítica onde mostramos um método de resolução diferente da usada em sala de aula, sem cálculos, apenas com o conhecimento geométrico, desenvolvendo a atividade no Geogebra, com o intuito de ser uma proposta mais atraente para a aprendizagem do aluno. Destaca-se a importância dos recursos tecnológicos para o ensino da matemáticaeopapeldoprofessorfrenteaoavançotecnológico,sendoeleomediador do conhecimento, pois a tecnologia não veio para ocupar o papel do professor e sim ser um instrumento de aprendizagem para se ter aulas mais interativas edinâmicas.

Presidente - 2184862 - ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
Externo ao Programa - 2185295 - EULA REGINA LIMA NASCIMENTO
Interno - 3361796 - GERLANDIA DE CASTRO SILVA THIJM
Externo ao Programa - 3517419 - JOELMA MORBACH