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Banca de DEFESA: PATRICK LOPES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK LOPES MARTINS
DATA: 28/03/2023
HORA: 11:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Matemáticos; Educação Inclusiva; Ensino da Matemática; Autismo.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Considerando o crescimento constante da quantidade de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) os quais necessitam de atendimento escolar especializado é fundamental que a estrutura escolar, como um todo, passe por mudanças que possam atender as exigências e necessidades destes alunos. Essas mudanças incluem os métodos de abordagem utilizados pelos professores para o ensino da matemática, tendo em vista que os alunos autistas apresentam limitações neurológicas, que influenciam na sua maneira de aprender e se tornam, em alguns momentos, um desafio para alunos e professores alcançarem êxito no ensino desse componente curricular. O presente estudo trata da utilização dos jogos, em especial os jogos matemáticos, como recurso didático no ensino da matemática para alunos diagnosticados com autismo. O estudo é de caráter bibliográfico, com revisão de literatura e discussão de autores, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as características do TEA, saber como esse aluno se comporta e quais as suas principais dificuldades em relação ao processo de aprendizagem do conteúdo matemático, e, sobre tudo, identificar quais os jogos que podem auxiliar os professores de matemática no dia a dia da sala de aula com os alunos autistas. Diante da pesquisa nota-se que a inclusão é imprescindível e aponta para uma educação que possa oferecer a todos, oportunidades e equidade tornando o processo educacional mais justo perante a sociedade. Concluímos, então, que o uso de jogos matemáticos, como recursos pedagógicos, podem facilitar e auxiliar no desenvolvimento do aprendizado da matemática para os alunos autistas, desde que esses jogos sejam escolhidos de forma consciente e planejada com intuito de relacionar os interesses desses alunos com o aprimoramento dos conteúdos ministrado pelo professor.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2184862 - ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
Interno - 2190498 - EDILBERTO OLIVEIRA ROZAL
Interno - 3361796 - GERLANDIA DE CASTRO SILVA THIJM
Externo à Instituição - NEUMA TEIXEIRA DOS SANTOS
Interno - 2333781 - VALDELIRIO DA SILVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 22/03/2023 20:42
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